Como identificar o complemento da oração?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

O complemento utilizado para concluir o sentido dos verbos transitivos diretos na oração devem responder às seguintes perguntas: “o quê?” ou “quem?”. Os objetos diretos podem ser representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos ou orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

1. Parte que se junta (ou falta) a outra, para esta formar um todo completo. 2. [Figurado] Remate e acabamento.

O complemento nominal completa o sentido de um nome, podendo esse ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Por sua vez, o complemento verbal completa o sentido de um verbo. O complemento verbal pode ser um objeto direto ou indireto, a depender da necessidade ou não de preposição regendo o verbo.

Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido. Para fazer sentido, o verbo transitivo é concluído com o objeto direto, objeto indireto ou com ambos. Assim, o verbo pode ser transitivo direto quando não é seguido de preposição.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Reforce a aprendizagem dos termos essenciais da oração: o termo da oração que pratica a ação é chamado de sujeito e o termo que indica a ação e seu complemento é chamado de predicado.

Resposta correta – letra C: Em C, tem-se um verbo transitivo direto, sendo “nada” complemento direto de “exigir”.

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de um complemento verbal. Conhecer a intransitividade ou a transitividade de um verbo é essencial para uma boa escrita. Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.

O que é o complemento nominal:
O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

É precedido de preposição. O complemento nominal acompanha e completa o sentido de substantivos abstratos, adjetivos e advérbios. O complemento nominal é um termo integrante da oração, cuja função é completar o sentido de um nome (geralmente substantivos, mas também adjetivos ou até advérbios).

A oração que apresenta complemento nominal é a letra B) Sejamos úteis à sociedade. Um complemento nominal é responsável por completar o sentido de um nome, seja ele um substantivo, advérbio ou adjetivo. É isso que se configura "à sociedade", que complementa o objeto direto "úteis".

Predicativo do Objeto x Complemento Nominal
A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto.

É igualmente importante não confundir o objeto indireto com o complemento nominal. A função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal). A função do complemento nominal, por sua vez, é completar o sentido um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.