Como identificar o cansaço respiratório infantil?

Perguntado por: amota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em casos de sintomas respiratórios leves como coriza (nariz escorrendo), congestão nasal (nariz trancado), dor de garganta, tosse, perda de olfato e paladar, febre baixa (igual ou acima de 37,8 graus) com menos de 24 horas, dores de cabeça e no corpo.

De modo geral, os sintomas são aliviados com o uso controlado de medicamentos do tipo corticoides, que ajudam a reduzir a inflamação. Além disso, há os broncodilatadores, que ajudam a expandir o espaço nos brônquios e facilitam a passagem do ar.

Sentir falta de ar na região torácica também pode vir seguida de uma sensação sufocante, como se o ar não conseguisse sair do peito. Isso pode levar à ansiedade, quando o fôlego não é recuperado. Dessa forma, a frequência cardíaca e a respiração também se aceleram, podendo levar a algo mais grave.

Sinais de esforço respiratório (tiragem intercostal, batimentos de aletas nasais, gemência, balanço tóraco-abdominal e retração xifóidea), toxemia, cianose, hipoxemia, irregularidade respiratória, apnéia, inapetência, vômitos, desidratação, alterações do sensório (sonolência, confusão mental, irritabilidade), ...

Entre os principais culpados, podemos citar o vírus sincicial respiratório, o rinovírus e o parainfluenza. Esses microrganismos também podem ser responsáveis por causar o resfriado em bebês e crianças pequenas. Também é importante destacar que essa é uma doença contagiosa.

Os responsáveis devem ficar atentos para a evolução desses quadros, que pode se manifestar da seguinte forma:

  • Febre com duração maior de três dias, elevada e persistente;
  • Respiração rápida;
  • Queda do estado geral – a criança fica prostrada.

6 dicas de como evitar e controlar problemas respiratórios

  1. Umidade do ar. ...
  2. Hidratação. ...
  3. Ventilação. ...
  4. Lavagem do nariz. ...
  5. Higienização das mãos. ...
  6. Atividades aquáticas.

Os principais sintomas envolvidos em uma crise de bronquite infantil são:

  1. dificuldade para respirar e falta de ar;
  2. chiado ao respirar;
  3. tosse bem produtiva — ou seja, com muita produção de muco;
  4. febre;
  5. coriza (nariz escorrendo);
  6. dificuldade para dormir;
  7. perda de apetite;
  8. mal-estar generalizado.

Aerolin 2mg/5ml xarope frasco com 120ml (sem açúcar) é um medicamento.

De maneira bastante direta, pode-se descrever a respiração ofegante como um processo curto e acelerado de respiração. A falta de ar, então, diz respeito à dificuldade de respirar junto a sensação de não haver ar para inspirar.

Cansaço e falta de ar costumam aparecer juntos, mas podem ter causas bem diferentes. Pode ser asma, um problema de fôlego que atinge quase 20% dos brasileiros, como pode ser outras doenças que também provocam falta de ar em praticamente todas as atividades do dia a dia.

As três razões principais de cansaço infantil são: Má alimentação, ou seja, não se alimentar da maneira correta nos horários corretos. É muito comum as crianças dormirem e após longas horas tomarem apenas um copo de leite e irem p a escola.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse e respiração encurtada são sinais que podem indicar um quadro de asma. Porém, trata-se de uma condição de difícil diagnóstico e que pode surgir sem aviso, sendo uma das doenças crônicas mais comuns em crianças.

Quais os sintomas de pneumonia silenciosa?

  • Respiração profunda e rápida – pode ser identificada com a realização de atividade física, que acentua o sintoma.
  • Respiração ofegante, mesmo em repouso.
  • Indisposição ou cansaço crônico.
  • Baixa saturação de oxigênio, que pode ser medida em casa com o suporte de um oxímetro.

Fique atento aos sintomas: na pneumonia, a febre é mais persistente e costuma durar mais tempo, o cansaço é maior e as tosses podem acompanhadas de dor. Na pneumonia a criança geralmente fica bem mais prostrada e a respiração ofegante e acelerada, mesmo na ausência de febre.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

O uso da inalação é a alternativa mais rápida para aliviar quadros de sinusite aguda, que duram menos de quatro semanas. Em se tratando da sinusite crônica, que é um processo infeccioso, o tratamento requer acompanhamento médico e o uso de medicamentos antibióticos, se for necessário.

Sulfato de salbutamol: para que serve, como usar, riscos e mais! O sulfato de salbutamol (aerolin) é um broncodilatador recomendado para tratamento, controle e prevenção de doenças respiratórias que provocam espasmos nos brônquios (asma, bronquite crônica ou enfisema).