Como identificar o câncer de próstata?

Perguntado por: aximenes4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  1. dificuldade de urinar;
  2. demora em começar e terminar de urinar;
  3. sangue na urina;
  4. diminuição do jato de urina;
  5. necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

O exame do toque é simples, com duração menor que 10 segundos e que não causa dor ao paciente. Ele é um complemento na avaliação da próstata e, junto com o PSA, aumenta a chance de diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

O câncer de próstata, quando está avançado localmente (ou seja, já está grande mas somente na próstata), pode ocasionar sintomas urinários incluindo a dor. Entretanto, existem outras causas para dor ao urinar, tais como pedras ou infecção urinária.

Incapacidade de reter a urina, quando se tem necessidade súbita de urinar; Aumento da frequência das micções (urinar muitas vezes); Aumento do número de vezes que se urina durante a noite; Dor/sensação de peso abaixo do umbigo.

Dor no abdómen e inguinal (“virilha”); Dor/desconforto no pénis, testículos e zona do períneo (entre o escroto e o recto);

Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo); Abdómen e/ou baixo ventre (região supra-púbica, abaixo do umbigo); Virilha.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

O câncer de próstata é uma forma de câncer que se desenvolve na glândula da próstata. Sendo assim, em condições onde o crescimento da próstata é benigno, não temos o câncer. Na verdade, o câncer se trata somente quando tal crescimento é do tipo maligno.

O câncer de próstata é um tumor maligno que surge primariamente na próstata. É mais frequente entre os entre os 60 e 70 anos de idade e tem altos indices de cura quando diagnosticado precocemente. Estima-se que a cada 10 homens, 7 possam ser curados quando descobrirem esse tumor.

Quais são as causas do câncer de próstata? As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.

— Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.

Incapacidade de reter a urina; Disfunção eréctil; Jacto/fluxo urinário fraco ou intermitente; Dor na região lombar, pélvica, rectal, inguinal, testículos ou coxas.