Como identificar o bemol na partitura?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Da mesma maneira, dois bemóis é um dobrado bemol. Assim, se consideramos determinada nota (como o Sol ou G), o sustenido é o som mais próximo a essa nota na direção dos agudos (no caso, formando o Sol sustenido ou G#). Já o bemol é a nota mais próxima na direção dos graves (formando o Sol bemol ou Gb).

O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom. O Bemol diminui a nota ou representa a diminuição da nota em um semitom.

Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.

A cifragem do acorde é Bb e lemos essa cifra assim: Si bemol maior. É comum no entre os músicos não se falar a palavra maior, e sim apenas Si bemol.

Identificando o Tom pela armadura de Clave
Se a armadura só tiver um bemol, o tom será Fá Maior (ou Ré menor, que é seu tom relativo); O último sustenido de uma armadura será o sétimo grau maior do tom maior. Neste caso, o primeiro grau do tom maior da música está um semitom acima do último sustenido.

Como identificar a armadura de clave

  1. Ouça a música, se possível. Se a harmonia repousa e soa mais estável na harmonia menor, provavelmente está se trata de uma tonalidade menor!
  2. Busque pela harmonia que vai da dominante à tônica no final de uma frase. Uma cadência forte é um sinal consistente que confirma a tonalidade.

Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis.

As claves. A Clave, do latim chave, é a responsável em dar a referência de uma nota específica na pauta. Assim, é possível achar e nomear as demais notas na partitura. Considerando as 7 notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.

Armadura de clave com acidentes bemóis
A primeira é a armadura com apenas um bemol (Sib), que indicará a tonalidade de Fá maior ou Ré menor.

Atualmente possui 43 unidades Bemol Farma e 1 Loja Farma Online.

Seguindo na escala agora vamos olhar a escala de Si Bemol que possui dois bemóis. Como um último exemplo vamos observar a escala de Mi Bemol que possui três bemois.

As partituras com mais de uma voz são dispostas em sistemas onde todas as vozes aparecem juntas. Para acompanhar partituras com mais de uma voz, é necessário identificar a linha que lhe é atribuída e segui-la sempre. Em alguns casos, a partitura omite as linhas dos grupos que não estão tocando.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Para conseguirmos visualizar uma escala diatônica na prática, é só você tomar como base o braço de um instrumento de trastes como o violão, ou olhar a escala musical no piano ou teclado. No caso de um violão, a distância entre uma casa e outra corresponde a ½ tom, e a distância entre duas casas equivale a 1 tom.

Então, para transformar um acorde inteiro em bemol vamos diminuir meio tom de TODAS AS NOTAS do acorde natural! O acorde natural que temos é o Sol Maior, com as notas Sol, Si e Ré. Diminuindo meio tom de todas as notas ficará assim: Sol: Solb.