Como identificar o animal pelas fezes?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Preste atenção na cor, no cheiro, na textura e no formato. Com isso, já dá para deduzir o tamanho do animal e, principalmente, sua dieta. “Fezes escuras, por exemplo, indicam consumo de proteínas animais, ou seja, é um carnívoro”, explica Roberto do Val Vilela, biólogo do Zoológico de São Paulo.

As fezes são resultado do material derivado de digestão e absorção dos alimentos pelo tubo digestivo dos animais que é expelido pelo ânus ou pela cloaca, dependendo da espécie em questão.

Os excrementos das baratas de esgoto têm sulcos ao longo das fezes, de ponta a ponta. Essas saliências vão te ajudar a diferenciar fezes de baratas das fezes de ratos, que não têm sulcos. Cocô de ratos são um pouco maiores e geralmente têm pelos curtos.

Elas devem ser escuras, firmes e sempre acompanhadas de um liquido que lubrifica e um pouco de urina.

Acompanhe. Tipos de fezes e seus significados: – Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras. – Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.

Muito mais que um hábito desagradável, a coprofagia (ato de comer fezes) pode ser sintoma de algum problema de saúde. Além disso, essa “mania” apresentada por alguns cães pode facilitar a entrada de parasitas no organismo. Assim, há uma exposição maior a giardíases, verminoses e outras doenças.

A ciência que estuda as fezes é a coprologia. Quem faz medicina, biologia e paleontologia também pode estudar as fezes. Na medicina, por exemplo, as fezes podem confirmar ou prever certas doenças, especialmente aquelas decorrentes das parasitas (os vermes!) – por isso existe o exame de fezes.

Muco intestinal: o que é? O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.

Melena é a presença de sangue digerido nas fezes e se apresenta como fezes negras cor de alcatrão (Fig 1.), devendo ser diferenciada de fezes que são intensamente verde-escuras.

Os de lagartixa são compridos e apresentam as pontas brancas. Essa é a principal diferença entre o cocô de lagartixa das fezes dos ratos: a cor branca nas pontas. Se o que você ver não tiver essa coloração, é cocô de rato. E isso significa que há um roedor andando perto de onde você encontrou as fezes.

Farelo de madeira
Pode ser cocô de cupim. Os cupins de madeira seca produzem um resíduo marrom ou acastanhado. Esse pozinho, similar à serragem, nada mais é do que cocô. É um sinal claro de que esses insetos estão em plena atividade.

As fezes dos morcegos são escuras e quebram-se facilmente. Normalmente, encontram-se em forma de empilhamento, não são pontudas. Como os morcegos costumam se alimentar de insetos, é comum o aparecimento de pedaços de asas e do corpo desses nas fezes.

Em geral, o problema pode ser causado por: Alto consumo de fibras. Gases em excesso. Infecções e distúrbios gastrointestinais.

A cor das fezes é influenciada, principalmente, pela bile (substância produzida pelo fígado e que ajuda no processo digestivo). Quando a absorção desse líquido é ineficiente no intestino grosso, o cocô pode ficar mais amarelado ou esverdeado.