Como identificar mofo branco?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O mofo branco pode ser identificado a partir do desenvolvimento dos sintomas de infecção. Como explicamos acima, o primeiro sintoma é o aparecimento de lesões encharcadas de coloração castanho-claras.

Resumo: O mofo-branco é uma doença altamente destrutiva causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, que ataca espécies como o feijão comum, a soja, o algodão, entre outras. Registrado pela primeira vez no Brasil na década de 20, S.

Sintomas do mofo-branco na cultura da soja
O principal sinal de que a planta está sob ataque do Sclerotinia sclerotiorum é a presença de manchas em suas folhas, que apresentam aspecto aquoso e coloração verde-clara. Depois, com o avanço do fungo, a cor passa de uma tonalidade clara para um castanho-claro.

fungo stachybotrys chartarum

O fungo stachybotrys chartarum (nome científico) destaca-se como o microrganismo mais perigoso.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Coloque uma concentração de 3% de água oxigenada em um borrifador, aplique na região afetada e deixe agir por cerca de 10 minutos. Esfregue um pano limpo com força para remover o mofo e as manchas deixadas por ele. Finalize com um pano para secar.

Como tirar mofo de roupa branca usando vinagre branco
O vinagre de álcool branco é versátil, muito utilizado tanto na culinária, quanto na limpeza de casa. Para remover o mofo das roupas com esse produto, basta deixá-las de molho em um balde com água e vinagre durante 20 minutos. Enxágue e lave como de costume.

Use 240ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato, misture em um recipiente fundo, já que a mistura vai borbulhar bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.

Os dois são causados por fungos, mas enquanto o bolor apenas infecta os objetos, o mofo corrói o material afetado. O primeiro, em relevo, fica em tonalidade acinzentada e pode ser facilmente removido com pano úmido.

Os fungicidas fluazinam (fenilpiridilamina) e procimidone (dicarboxamida) são produtos registrados para o controle do mofo branco na soja em campo, e os mais utilizados em lavouras (SUMIDA, 2012). segundo o Sistema Brasileiro de Classificação do Solo (EMBRAPA, 2006).

O mofo na parede surge, principalmente, durante o período chuvoso. Os fungos que causam o mofo reproduzem-se, principalmente, em ambientes frios e úmidos. Entretanto, outras formas de proliferação dos fungos são por meio de infiltrações ou vazamentos.

É comum primeiro percebermos um cheiro diferente no alimento, – de mofo, de fermento ou, às vezes, lembrando querosene – e só depois de um ou dois dias é que aparecerá o bolor na superfície. “O alimento todo pode estar com as hifas, que são estruturas geralmente transparentes do fungo.

Os primeiros sintomas são caracterizados por pequenas manchas circulares, com halo amarelado e um ponto negro no centro. O aumento das lesões em camadas circulares dá o aspecto de um "alvo". Em cultivares suscetíveis e condições de clima favorável, a evolução da doença pode ser rápida, induzindo desfolha prematura.

O mofo branco é uma doença de ciclo primário, pois os escleródios for- mados nas plantas, durante a safra, não germinam e não liberam ascosporos para novas infecções.