Como identificar Júpiter e Vênus?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Começando pelos mais fáceis: Júpiter, o mais brilhante de todos, será visível no começo da noite, a oeste, na constelação do Leão. O maior planeta do Sistema Solar, será visível até às 21h30min.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

Isso significa que da órbita não podemos ver mais do que uma densa camada de nuvens de ácido sulfúrico e sem detalhes de superfície. Por este motivo, nota-se em todas as fotos que Vênus tem uma cor amarelada quando vista do espaço. Isso ocorre porque as nuvens de ácido sulfúrico absorvem a cor azul.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Você também vai precisar de um binóculo ou telescópio para observar todos os planetas, já que Netuno e Urano não podem ser vistos a olho nu. Júpiter e Saturno serão bastante brilhantes e fáceis de ver. Mercúrio estará um pouco mais escuro, embora ainda possivelmente visível a olho nu.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.

Planetas (17h30 – 20h30). Os planetas Marte e Vênus estarão em conjunção, na região da Constelação Ocidental de Leão.

Sirius

A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Os planetas Júpiter e Mercúrio poderão ser vistos juntos, perto do horizonte leste, um pouco antes do pôr do sol.

Programas de celular como Skywalk, Startchart e Sky Safari são alguns dos mais recomendados para realizar a localização de pontos específicos. Eles ajudarão os observadores a encontrar Júpiter em um dos momentos históricos da observação espacial.

Júpiter está a cerca de 965,6 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta em seu ponto mais distante, disse a agência espacial. Júpiter está em oposição a cada 13 meses, o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol em relação a Júpiter, de acordo com a EarthSky.