Como identificar inferências em um texto?

Perguntado por: uparis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Exemplo: Se eu tiver dinheiro, irei viajar. Se eu for viajar, ficarei feliz. Portanto, se eu tiver dinheiro, ficarei feliz. O silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução a partir de duas premissas, ou seja, é um tipo de inferência.

Inferir significa realizar um raciocínio com base em informações já conhecidas, a fim de se chegar a informações novas, que não estejam explicitamente marcadas no texto.

Inferência é um processo pelo qual, através de determinados dados, chega-se a alguma conclusão. Outros sinônimos de inferência são conclusão, implicação, ilação e consequência. Certas inferências são imediatas, são diretas. Inferência imediata é aquela na qual a conclusão surge como consequência necessária da premissa.

A inferência causal acontece ao se estabelecer uma relação de causalidade (causa e efeito) entre fatos, a partir da observação de acontecimentos. Exemplo: Está chovendo. Depois da chuva vem o sol. Então, o sol deve aparecer logo.

Inferência significa tirar conclusões a partir de dados. A inferência estatística utiliza o método estatístico em dados amostrais e tira conclusões sobre a população de interesse, descrevendo-a ou testando hipóteses.

Os testes de inferências geralmente envolvem uma série de afirmações ou informações e exigem que os candidatos analisem essas informações para chegar a conclusões corretas ou inferências lógicas.

  1. Explicar a dupla possibilidade de leitura do título do poema;
  2. Mostrar as rimas feitas pelo autor;
  3. Mostrar como os jogos de palavras enriquecem o texto, por exemplo, “Acordar calado/ calada da noite;
  4. A importância da intertextualidade para a construção do sentido.

Como interpretar um texto?

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

O conceito de inferência em linguística - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. 1. Inferência (é a forma usada na tradução para português europeu): em lógica formal, é uma operação de dedução que consiste em tomar por verdadeira uma proposição em função da sua relação com outras proposições já tomadas como verdadeiras.

10 sinônimos de inferir para 1 sentido da palavra inferir: Deduzir com raciocínios: 1 deduzir, compreender, alcançar, concluir, depreender, entender, perceber, saber, induzir, ler.

Índice

  • 1.1 Conversão.
  • 1.2 Oposição.
  • 1.3 Contrapositiva.

Uma inferência pode ser válida, mesmo se as partes são falsas, e pode ser falsa, mesmo se as partes são verdadeiras. Mas uma forma válida e com premissas verdadeiras sempre terá uma conclusão verdadeira.

A inferência é o processo pelo qual o leitor obtém informações adicionais a partir da informação presente no texto. O intertexto, por sua vez, é a relação entre um texto e outro texto, seja de forma direta (citação) ou indireta (referência).

A lógica é muitas vezes vista como o estudo das leis do pensamento, raciocínio correto, inferência válida ou verdade lógica. É uma ciência formal que investiga como as conclusões decorrem das premissas de uma forma neutra ao tema, ou seja, independente do assunto específico discutido.

Assim, sendo a principal forma de diferenciar é que:

  1. No modus ponens, você usa a implicação para provar que a consequência é verdadeira ao demonstrar que a premissa é verdadeira.
  2. No modus tollens, você usa a implicação para provar que a premissa é falsa ao demonstrar que a consequência é falsa.

Modus tollens (Latim: modo que nega por negação) ou negação do consequente, é o nome formal para a prova indireta, também chamado de modo apagógico.

Regras de inferência são regras de transformação sintáticas que podem ser usadas para inferir uma conclusão a partir de uma premissa, para criar um argumento. Um conjunto de regras pode ser usada para inferir qualquer conclusão válida, se esta conclusão for completa.

A estatística inferencial é usada para fazer inferências sobre uma população com base em uma amostra de dados. Ela utiliza técnicas estatísticas para testar hipóteses e estimar parâmetros.

A retomada do texto através de inferências é feita com base em conteúdos semânticos não manifestados, ao contrário do que se passa com os processos de informação literais (Literal é literalmente, textualmente, palavra por palavra. É a informação que consta na literatura).

Fato é o que acontece realmente. É o ato, a ação do momento. E inferência são as deduções que fazemos dos fatos. São as nossas conclusões.