Como identificar imperativo afirmativo?

Perguntado por: dgois9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Um verbo no modo imperativo pode indicar ordem, pedido, convite, súplica e conselho. As formas do modo imperativo são: Imperativo afirmativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma afirmação. Imperativo negativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma negação.

O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos. Por se tratar de um modo verbal com a função de impelir ações a outra(s) pessoa(s), o modo imperativo não é conjugado na 1ª pessoa do singular (“eu”).

Frases com verbos no imperativo afirmativo
Façam silêncio, por favor! Saia daqui imediatamente! Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.

Imperativo negativo

  • Não venha agora, por favor.
  • Não coma tão depressa!
  • Não esperem por mim.

Uso do imperativo
Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).

O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.

O modo imperativo é utilizado para expressar ordem, pedido, solicitação, sugestão etc. O modo imperativo é um dos modos verbais usados na língua portuguesa. É por meio do modo imperativo que se exprimem ordens, pedidos, sugestões e conselho. Por isso, o modo imperativo não é conjugado na 1ª pessoa do singular.

O modo imperativo está presente em expressões como Check the address, smile to people e be yourself; porém, não há imperativo em expressões negativas, como do not make up stories, já que não há modo imperativo em orações negativas.

Imperativo Negativo

  • não vivas tu.
  • não viva você
  • não vivamos nós.
  • não vivais vós.
  • não vivam vocês.

Imperativo afirmativo e Imperativo negativo
Há duas formas de imperativo: afirmativa e negativa. Tanto o imperativo afirmativo, como o negativo usam-se somente em orações absolutas, em orações principais, ou em orações coordenadas. Ordem, comando: Faz como eu falei.

É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível. Ex.: Seu governo é imperativo.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

No inglês, utiliza-se o verbo sem a partícula “to” para montar uma sentença no imperativo, além de não ser necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem, sugestão ou conselho implicitamente. Exemplos: Listen! I need you go now.

Mas afinal, o que é imperativo? Sabe quando você precisa fazer um pedido, dar uma sugestão, um conselho, uma orientação ou até uma ordem para alguém? Então, nesses casos é que vamos usar o que chamamos de imperativo.

O modo imperativo transmite uma ordem, um pedido, uma exortação ou um conselho. A pessoa falante exige algo, exprimindo o que quer que outra pessoa faça.

Usos do imperativo negativo
Para expressar ordens e instruções. Exemplo: No cierre la puerta. (Não feche a porta).