Como identificar homônimos e parônimos?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Logo, podemos compreender que palavras homônimas são aquelas cuja grafia e/ou grafia é a mesma, mas o significado diferente. Consideramos parônimos palavras que possuem grafia ou pronúncia parecidas (não iguais) mas significado diferente.

As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.

As palavras homônimas perfeitas são aquelas iguais na grafia e na pronúncia, como por exemplo: caminho/substantivo e caminho/verbo caminhar; leve/adjetivo e leve/verbo levar.

Chamamos de homonímia o fenômeno das palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, a mesma acentuação e ainda assim apresentam significados completamente divergentes!

A Língua Portuguesa tem algumas peculiaridades. Uma delas são as palavras que possuem grafias iguais ou parecidas, mas significados diferentes.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Infligir e infringir são palavras parônimas, ou seja, apresentam similaridades fonéticas e ortográficas, mas também diferenças consideráveis de significado.

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país. Para comprovar isso, basta utilizar a ferramenta criada pelo IBGE, que permite buscar nomes e avaliar a sua popularidade no Brasil.

Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes. Homônimos perfeitos – grafia e pronúncia iguais.

Maria José da Silva é a campeã em homonomia. São 78.403 pessoas que possuem este nome e sobrenome. Em segundo lugar vem Maria Aparecida da Silva com 53.743 homônimos. E não para por aí, se tirarmos apenas a preposição “da”, encontramos 5.329 Maria Aparecida Silva.

Originalmente respondida: Todas as pessoas que tem o sobrenome igual tem algum grau de parentesco? Sim, uma boa parte pode ter um ancestral comum pela linha paternal.