Como identificar fezes de morcego?

Perguntado por: mramos9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Características das fezes de morcego. As fezes dos morcegos são escuras e quebram-se facilmente. Normalmente, encontram-se em forma de empilhamento, não são pontudas. Como os morcegos costumam se alimentar de insetos, é comum o aparecimento de pedaços de asas e do corpo desses nas fezes.

Além da raiva, os morcegos também podem transmitir outras doenças, como por exemplo, a histoplasmose e esporadicamente a criptococose, por meio dos dejetos que caem do forro das edificações, quando contaminados com fungos.

As principais são a raiva, transmitida principalmente pela mordida de mamíferos infectados ou doentes, e a histoplasmose, transmitida pela inalação, em ambiente fechados, de fungos presentes nas fezes de morcegos.

Uma boa maneira de como eliminar esse animal é utilizando um bom repelente contra morcegos. Além de espantar o morcego, esses produtos são desenvolvidos para serem usados em locais fechados. Com seu uso, os repelentes contra morcegos liberam um cheiro que os incomoda.

De acordo com o hábito alimentar e a espécie os morcegos podem se abrigar em diferentes locais. Morcegos insetívoros, principalmente em áreas urbanas, utilizam como abrigo diurno cumeeiras, forro de edificações, juntas de dilatação dos prédios, caixas de persianas, chaminés e dutos de ventilação, entre outros.

A naftalina é outra substância que causa irritação nos morcegos pelos odores que libera. Para utilizar essa técnica, coloque bolinhas de naftalina em saquinhos de organza ou filó e pendure nos locais onde os morcegos costumam ficar. Isso tende a espantá-los da área.

Esses animais preferem esconderijos escuros e silenciosos e odeiam muita luz e barulho.

Portanto, se você possui flores que dão frutos, existe a possibilidade de que isso atraia a atenção destes seres notívagos, já que eles são atraídos pelas flores e seu perfume, assim como vão atrás do seu néctar, a fim de se alimentar e se nutrir dele.

O ideal é não tentar manusear o bicho, pois ele estará assustado e pode tentar se defender com mordidas. Mas se você estiver confiante o suficiente para tentar ajudá-lo, jogue levemente uma toalha por cima dele (se o morcego estiver no chão), tente fechar as asas delicadamente e solte-o na janela.

A naftalina espanta morcego? Sim, deve-se fazer pequenas trouxas de tecidos muito finos, tipo filó, e colocar bolinhas de naftalinas dentro. O ideal é colocar essa trouxinha com naftalina no teto do local onde esses animais permanecem durante o dia. O odor do item vai fazer com que eles fiquem bem longe do local.

A sintomatologia inclui febre, calafrios, tosse seca, fraqueza, perda de peso, dor de cabeça e dores musculares. O indivíduo doente ainda pode apresentar dificuldade ao respirar, de intensidade variável e, ocasionalmente, dor no peito, dificuldade e dor ao deglutir.

Se forem deixados quietos no habitat, os morcegos selvagens dificilmente oferecem riscos aos humanos. Sendo assim, a resposta para a pergunta “morcego é perigoso?” é não!

Reservatório de doenças
Os morcegos já são conhecidos por serem hospedeiros de vírus, alguns dos quais podem ser transmitidos para animais e humanos. Doenças como a sars (síndrome respiratória aguda severa) e a causada pelo vírus ebola podem ter origem nos morcegos.

Como você viu neste texto, o morcego não tem nenhum problema com a luz. Ele até tem bons olhos, capazes de ajudá-lo a enxergar, além de contar com a ecolocalização. A questão é: por ter se tornado um animal noturno ao longo da evolução, ele aprendeu a sobreviver melhor durante à noite.

Existem aromas que se tornam desagradáveis ao olfato dos morcegos, fazendo com que eles se afastem dos locais onde esses aromas estão. A maioria dos animais não gosta do odor provocado pelo eucalipto, mentol, hortelã e hortelã-pimenta.

Os morcegos que às vezes aparecem em nossas casas são quase sempre filhotes extraviados ou, acidentalmente, morcegos adultos que entraram voando por uma janela ou porta aberta. O primeiro passo é ficar calmo. Se o morcego estiver voando, ele deve estar procurando uma saída para escapar.

20 horas

Podem dormir até 20 horas
Os morcegos não passam a noite inteira à procura de comida e normalmente vão para as suas áreas de descanso após uma ou duas horas de busca. Isto resulta em longos dias de sono, tornando-os num dos animais mais sonolentos do planeta – uma média de quase 20 horas por dia (ou 83% da sua vida)!

corujas

Como todas as criaturas vivas, o morcego faz parte de uma cadeia alimentar que harmoniza o ambiente. Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, morcegos carnívoros e a ave anu-branco.