Como identificar familiar tóxico?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Em uma família tóxica, os conflitos são constantes e frequentes, não existe diálogo, confiança, empatia ou até mesmo pedido de desculpas, o que afeta diretamente a saúde mental das pessoas. Além disso, os diálogos acusatórios, agressivos e vitimistas são bastante presentes.

Uma família tóxica, também muitas vezes chamada de família disfuncional, é aquela que causa dor, sofrimento e angústia através dos seus comportamentos tóxicos. Esses comportamentos podem ir desde chacotas, xingamentos ou até mesmo abusos.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Segundo a teoria da Inteligência Social, os comportamentos tóxicos podem ser definidos como as ações e atitudes para menosprezar os outros. Por exemplo, quando alguém faz com que você se sinta desvalorizado, temos um exemplo de pessoa com comportamento tóxico.

Isolamento e incompreensão. Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida.

Um estudo de 2020 publicado no International Journal of Research and Public Health determinou que um local de trabalho tóxico “pode ser prejudicial e levar a estresse, esgotamento, depressão e ansiedade entre trabalhadores”.

Pense no que dirá ao resto da família, quando alguém perguntar sobre sua decisão de afastar-se. Procure ser breve e contundente, sem abrir espaço para discussões. Você pode, por exemplo, dizer algo como: “Decidi que me afastar seria o melhor para mim, e até agora não me enganei.”.

Se afastar não significa fuga ou não-enfrentamento, significa autopreservação, autocuidado, significa que a sua saúde vem primeiro lugar. A consequência disso pode ser uma melhora no relacionamento com seus familiares por causa, justamente, desse distanciamento.

Quando Deus chama Abrão, diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gên. 12:1). O significado para família e parentela, neste contexto, é bem diferente do que usamos hoje. Naquele período existia o que os historiadores chamam de família extensa.

Pai ou mãe tóxico é aquele que causa danos à saúde mental do filho, ainda que possam agir propositalmente ou de modo involuntário, falas, atitudes também externam críticas e crenças negativas.

Distanciamento familiar é mais comum em algumas sociedades
Em países com programas de bem-estar social robustos, as pessoas simplesmente precisam menos de suas famílias e têm mais flexibilidade para manter ou não esses laços.

Como lidar com parentes chatos e se dar bem com a família

  1. 1 – Evite assuntos polêmicos. ...
  2. 2 – Se eles te enchem de perguntas… ...
  3. 3 – Siga os costumes. ...
  4. 4 – Elogie quem menos espera um elogio. ...
  5. 5 – Se eles insistem em te aconselhar.

Elencamos algumas dicas que vão ajudá-lo a lidar melhor com o problema e a entender a razão dos seus sentimentos e dos seus familiares.

  1. Ressignifique as experiências. ...
  2. Compreenda a forma de amar de cada um. ...
  3. Exerça o perdão. ...
  4. Entenda que você não é o problema. ...
  5. Invista em autoconhecimento e autoestima.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

6 dicas de como lidar com pessoas tóxicas

  1. Expresse a sua opinião. O primeiro passo para solucionar esse problema é não fingir que está tudo bem. ...
  2. Verifique se a relação está em equilíbrio. ...
  3. Trabalhe em conjunto. ...
  4. Retire-se quando necessário. ...
  5. Mantenha a leveza da mente. ...
  6. Entenda que amor-próprio não é egoísmo.

Por fim, veja abaixo como lidar com pessoas difíceis sem estresse e sem remoer emoções negativas.

  1. Tratar a pessoa com respeito. Mesmo que não seja do seu gosto, trate a pessoa difícil com respeito. ...
  2. Não fique na defensiva. ...
  3. Focar no que pode ser feito. ...
  4. Perguntar como a pessoa se sente. ...
  5. Ser assertivo.

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

Pode levar um certo tempo, mas você pode aprender algumas estratégias que podem ajudar a superar um trauma emocional gerado por problemas com a mãe.

  1. Procure apoio emocional com pessoas próximas. ...
  2. Estabeleça alguns limites. ...
  3. Considere fazer psicoterapia. ...
  4. Se nada adiantar, considere o afastamento.

MÃE MANIPULADORA EMOCIONAL
Além disso, uma mãe emocionalmente manipuladora tende a ser muito crítica, mentirosa, subestimar as virtudes dos filhos e maximizar as falhas, sempre enfatizando o que está mal feito e colocando à frente a ausência de elogios e amor.