Como identificar Euploidia?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Euploidias são alterações numéricas que se caracterizam pelo aumento ou diminuição de todo um conjunto cromossômico, ou seja, todo o genoma do indivíduo. Os seres humanos apresentam normalmente 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais, totalizando 23 pares de cromossomos ou 46 cromossomos.

Contudo, é possível identificar aneuploidias por meio do Teste PGD (Diagnóstico Pré-Implantacional), que avalia as células do embrião antes de transferi-lo para o útero materno, bem como selecionar embriões “normais” realizando o Teste PGS (Preimplantation Genetic Screening), ambos procedimentos muito utilizados em ...

A ocorrência de euploidias em humanos é bastante rara e, quando ocorre, é incompatível com a vida. Denomina-se de haploidia a condição em que o indivíduo apresenta apenas um conjunto de cromossomos (n). Esse tipo de euploidia é comum em alguns vegetais, fungos, abelhas, vespas e formigas.

As aneuploidias diferem-se das euploidias porque, nessa última, ocorre alteração numérica em todo o conjunto de cromossomos, ou seja, a alteração ocorre no genoma. Nas aneuploidias, as alterações no número de cromossomos ocorrem, mas não em todo o genoma.

O exame do cariótipo é realizado por meio da coleta de sangue. A partir dela, algumas células são colocadas em cultivo até atingirem a etapa do ciclo celular conhecida como metáfase — fase em que o material genético está bem condensado e os cromossomos são mais facilmente visíveis.

A euploidia pode ocorrer de diferentes formas.
Pode ocorrer ainda por causa de uma falha no zigoto que replica seus cromossomos e falha na divisão, fazendo com que divisões mitóticas normais após esse evento levem o número errado de cromossomo.

As euploidias são alterações numéricas em que todo o genoma é alterado, ou seja, alteram o conjunto de cromossomos. Já as aneuploidias são alterações que envolvem diminuição ou aumento em um determinado par de cromossomos.

As aneuploidias ocorrem devido a processos de não disjunção, ou seja, acontece uma falha na distribuição dos cromossomos ou das cromátides em algum estágio da divisão celular.

FIV e exame genético do embrião – detecta embriões com número anormal de cromossomos (aneuploidias) – permite transferir apenas um embrião sem comprometer a chance de gravidez. A aneuploidia embrionária é um fator significativo que limita a eficiência da reprodução, mesmo entre mulheres jovens.

Trissomia 21 padrão Cariótipo: 47XX ou 47XY (+21) O indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as suas células, tendo no par 21 três cromossomos.

As características físicas típicas incluem baixa estatura, o crânio apresenta braquiocefalia (ou seja, a cabeça achatada – em especial, com o osso occipital achatado), além do pavilhão auditivo pequeno e dismórfico. Em geral, a face é arredondada e achatada.

Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula.

Euploidia Aberrante
A mudança no número de cromossomos envolve a modificação de todo um conjunto cromossômico, consequentemente, alterando a ploidia da espécie e gerando organismos poliploides.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

No caso dos gâmetas femininos, as aneuploidias podem levar a infertilidade, a abortos e defeitos no recém- nascido. As aneuploidias são diagnosticadas através da análise do cariótipo ou outros testes genéticos.

Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são XY.