Como identificar cinomose no hemograma?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Cães com cinomose podem apresentar alterações típicas ao hemograma como neutropenia, caracterizada pela redução absoluta do número de neutrófilos segmentados, que pode ser explicada por três mecanismos fisiopatogênicos, tais como a diminuição de produção pela medula óssea, a destruição e o aumento da demanda tecidual.

Hemograma: exame de sangue que, além de identificar este vírus, é eficaz para analisar a situação geral do pet e possíveis doenças que possam estar surgindo, para que o tratamento seja realizado logo no começo. Sorologia para Cinomose: neste caso, coleta-se uma amostra e se realiza os testes de Elisa.

O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele.

raiva

Em cães, uma das enfermidades que resulta em sintomatologia nervosa, como incoordenação motora, convulsões e ataxia, é a cinomose, a qual pode ser confundida com a raiva.

O exame de sangue em pets
Um Hemograma pode indicar alguns processos inflamatórios e infecciosos, além de presença de hemoparasitas e anemias. Ele pode ainda apontar alterações plaquetárias e indicar uma suspeita de problemas de medula óssea (de produção de células sanguíneas).

O teste deve ser realizado utilizando secreção ocular (conjuntiva) ou descarga nasal de cães. A amostra deve ser coletada e manuseada conforme métodos padronizados pelo estabelecimento para a coleta de secreções. Após a coleta da amostra utilizando o swab, ela deve ser testada imediatamente.

Eles afetam principalmente o sistema digestivo e incluem vômito, dores no abdômen, diarreia e até mesmo falta de apetite. Fique atento(a) e marque uma consulta com o veterinário assim que perceber esses sinais.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina.

Cinomose: um dos sintomas da cinomose é o nariz escorrendo sem parar. O líquido tem coloração amarela e os outros sinais clínicos variam entre espasmos ou convulsões, febre e até pneumonia.

Cachorro vacinado pega cinomose? Infelizmente sim. A formação de anticorpos nem sempre ocorre, assim como qualquer vacina, inclusive as humanas.

O exame custará R$ 20 e entrará no mercado em dois anos. A cinomose, doença responsável por atingir principalmente cães filhotes, é uma virose resistente que sobrevive por muito tempo em locais secos e frios, chegando a resistir até um mês em locais quentes e úmidos.

O tratamento da cinomose é feito com base nos sintomas e no fortalecimento do sistema imunológico do animal para que ele combata e elimine o vírus. O tratamento é muito semelhante a quando nós mesmos temos doenças virais, ou seja, repouso, alimentação reforçada e medicamentos para os sintomas.

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. O tratamento consiste em tratar os sintomas, podendo ser realizado com fluidoterapia e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando surgem sintomas na pele).

A cinomose se apresenta em fases, iniciando quase sempre pela fase digestiva (perda de apetite, vômito, diarréia), fase respiratória (pneumonia, secreção purulenta) e fase neurológica (encefalite, mioclonia, convulsões, ataxia).

Os sinais clínicos mais encontrados de cada doença foram: para a parvovirose, os sinais gastrointestinais (76 [100%]), dos quais a hematoquezia foi a mais observada (74 [97,37%]); para a cinomose, os sinais neurológicos (48 [69,56%]), sendo a mioclonia de maior ocorrência (31 [64,58%]).

Normalmente eliminam o vírus para o ambiente por duas semanas, mas podem eliminar por até 90 dias. Estima-se que cerca de 75% dos cães infectados sejam assintomáticos, eliminando o vírus sem sinais clínicos da doença e tornando-se uma importante fonte de infecção.

14 dias

1) Quanto tempo dura a cinomose no cão? A cinomose canina dura, em média, 14 dias em cães saudáveis e com uma imunidade boa. Os sintomas geralmente desaparecem após esse período. Já em cachorros debilitados ou com alguma fragilidade, a infecção pode permanecer por um período de dois a três meses.

Em cães normais sadios, esse número de leucócitos pode chegar até 19.000/uL, e em gatos normais sadios, o número de leucócitos pode chegar até 40.000/uL.