Como identificar chefe tóxico?

Perguntado por: scavalcanti3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Chefia tóxica gera profissionais inseguros e desconfiados, e, por estarem nessa sensação de medo e desconfiança, a produtividade deles é menor. Além disso, o medo causa baixa autoestima, síndrome do impostor e falta de motivação.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Tente manter distância: um dos passos mais importantes para lidar com uma pessoa falsa é manter uma distância segura. É claro que, se essa pessoa estiver acima de você na hierarquia da empresa, talvez não seja possível se afastar fisicamente, pois talvez vocês trabalhem em um ambiente em comum.

Este tipo de chefe não é bom em articular expectativas. Ele ou ela manda e-mails que são confusos e/ou faz exigências sem a definição dos parâmetros necessários. Muitas vezes eles não são responsivos, a menos que encurralados.

Veja algumas dicas para fazer as críticas de forma profissional:

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

A situação de maior estresse no trabalho, que é perder o emprego, faz com que você tenha 50% mais chances de passar por problemas de saúde, diz a Quartz. Já um cargo que exige mais do que você pode entregar te dá 35% mais chances de ter alguma problema diagnosticado médico.

E como fazer? Simples: relembre brevemente como o assunto foi abordado (ou seja, de onde partiu inicialmente o tema ou como surgiu a ideia) e apenas cobre se já há algum retorno sobre as propostas que você enviou.

Quando o chefe não gosta de você, ele pode se tornar um inimigo ou um aliado. Isso também depende de você. Ele pode te subestimar e até tentar te sabotar, passando os jobs mais chatos para você ou encontrando mil defeitos naquilo que você faz diariamente.

Então, confira as dicas!

  1. 1 – Fique atento e seja observador. Pessoas falsas geralmente apresentam falas que divergem de seus atos. ...
  2. 2 – Fique de olho nos assuntos. Colegas falsos costumam falar sobre outras pessoas, geralmente em tom de julgamento. ...
  3. 3 – Veja se outras pessoas também estão incomodadas. ...
  4. 4 – Seja pacífico.

O melhor que se tem a fazer quando o seu chefe faz algo que te incomoda é respirar. “Vá para outro lugar, respire fundo e diga para si mesmo 'eu estou fazendo o meu trabalho. Eu estou fazendo as coisas certas'. Se estiver em uma reunião, por exemplo, faça naquele lugar mesmo.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

A especialista aconselha que você procure por outras pessoas que estão sendo afetadas da mesma forma que você e se conecte com elas. “A melhor maneira de fazer com que alguém no poder se preocupe com esse tipo de funcionário manipulador é mostrar que se trata de um problema generalizado", explica.

Para se proteger dessas situações, Celestino dá algumas dicas.

  1. 1 – Não repita o comportamento do agressor. O principal é não entrar na mesma incivilidade da pessoa, mas tentar responder de maneira firme e tão elegante quanto possível. ...
  2. 2 – Converse com o RH. ...
  3. 3 – Considere a possibilidade de procurar outro emprego.

Não. Seu chefe espera a sua cooperação, assim como um tom educado. Portanto, falar não, mesmo que necessário, as vezes pode sair errado e ser um problema. Tente dar respostas educadas e explicativas do porque algo não pode ser feito naquele momento.

Se a pessoa ofender chefes, colegas ou a própria empresa, a atitude poderá ser considerada como "danos à honra da imagem" para a Justiça.

Separamos 6 dicas para manipular seu chefe e conseguir o que você precisa:

  1. Escondendo informação. ...
  2. Preparando o cenário. ...
  3. Escapando de uma reunião. ...
  4. Dando uma notícia ruim. ...
  5. Sequestrando uma reunião. ...
  6. Manipulando a verdade.

Dar um gelo inclui ações como deixar de falar com alguém, não levar em consideração o que o outro diz ou fingir que não escutou a pessoa; distanciar-se e evitar a companhia de determinada pessoa, como se ela estivesse contaminada por algo; ignorar os pedidos ou as necessidades expressas e realizar qualquer ...