Como identificar as funções orgânicas?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A principal diferença das funções orgânicas para as inorgânicas é que as primeiras apresentam átomos de hidrogênio ligados diretamente ao carbono, enquanto as últimas, não. Um exemplo de composto orgânico é o Metano, com fórmula CH4, do grupo dos hidrocarbonetos de fórmula básica CxHy.

São as 12 principais funções orgânicas: Hidrocarboneto, Álcool, Fenol, Aldeído, Cetona, Ácido Carboxílico, Éster, Éter, Amina, Amida, Nitrocomposto e Haleto Orgânico!

Dentre as funções orgânicas, aquelas que possuem oxigênio estão entre as mais numerosas e mais importantes.

  • Álcoois. São funções com um radical hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado. ...
  • Fenóis. ...
  • Aldeídos. ...
  • Cetonas. ...
  • Ácidos carboxílicos. ...
  • Ésteres orgânicos. ...
  • Éteres.

Resumindo: é a presença ou não do carbono! Compostos orgânicos, em geral, possuem carbono (C) em sua estrutura, enquanto os inorgânicos, não possuem este elemento. Essa é principal distinção entre esses dois grupos de compostos.

Cada função orgânica é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. O que faz determinados compostos possuírem comportamento químico semelhante é a presença do mesmo grupo funcional, ou seja, um determinado agrupamento de átomos. Observe que todos possuem o mesmo grupo funcional.

As funções orgânicas referem-se aos grupos que reúnem compostos com as mesmas propriedades químicas. Esses compostos são formados por carbono (C), que tem poder de ligação com átomos de diferentes elementos químicos.

Compostos orgânicos são aqueles que possuem carbono (C) e ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons), podendo se associar em estruturas mais complexas. Por exemplo, aminoácidos, que são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, podem se associar em macromoléculas chamadas de proteínas.

Os álcoois são uma função orgânica caracterizada pela presença do grupamento hidroxila (–OH) ligado diretamente a um átomo de carbono saturado, ou seja, que estabelece apenas ligações simples com outros átomos de carbono.

Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R–COO-R', sendo R o radical orgânico. Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível.

Alguns grupos funcionais são: hidrocarbonetos, éter, éster, álcoois, cetona, aldeído, aminas, amidas, ácidos carboxílicos, entre outros.

Diferença entre éter e éster
Éter e éster não são a mesma coisa. Enquanto o éster é representado por R — COO — R' e é formado pela reação entre um álcool e um ácido carboxílico, os éteres são representados por R — O — R', caracterizando uma cadeia heterogênea, com presença de oxigênio.

Exemplos de substâncias orgânicas

ClassificaçãoFunções orgânicas
HidrocarbonetosAlcanos Alcenos Alcinos Aromáticos
Funções OxigenadasÁcidos carboxílicos Álcoois Aldeído Cetonas Éster Éter
Funções NitrogenadasAmina Amida

Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.

Compostos orgânicos de características ácidas
Os principais ácidos orgânicos são as cadeias que possuem o radical carboxila (—COOH). Esses compostos, quando em água, sofrem ionização: liberam prótons H+ ou H3O+ para o meio, e segundo a teoria de Arrhenius e a de Brønsted-Lowry isso é uma característica ácida.

Compostos inorgânicos
Não possuem em sua estrutura átomos de carbono (há exceções) formando cadeias e ligados ao hidrogênio; Possuem metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais; Realizam ligações químicas iônicas, covalentes ou de coordenação; Grande parte apresenta estado físico sólido.

A nomenclatura de substâncias formadas por cadeia aberta contém três partes:

  1. o prefixo, que indica a quantidade de átomos de carbono presentes na cadeia principal;
  2. o intermediário, que indica o tipo de ligação entre os átomos de carbonos;
  3. e o sufixo, que indica a função a que pertence o composto orgânico.

Substâncias orgânicas: possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono; Substâncias inorgânicas: não possuem o carbono como principal elemento de sua composição.

Existem quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada função dessas é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, isto é, que possuem o mesmo comportamento diante de determinados compostos químicos.