Como identificar anemia megaloblástica no hemograma?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O diagnóstico da anemia megaloblástica, é feito a partir da solicitação de um hemograma do sangue periférico. Assim, os médicos podem analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos da condição.

O teste de Schilling é realizado como diagnóstico diferencial da anemia megaloblástica. São administrados 100 mg de vitamina B12 via intramuscular e um comprimido de 1 mg de vitamina B12 radioativa via oral.

Conseqüentemente, o RDW tende a ser maior na anemia ferropriva do que nas talassemias menores.

ANEMIA MEGALOBLÁSTICA
Pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, que ocorre por baixa ingesta (deficiência de folato) ou por impacto na absorção, como é o caso da anemia perniciosa (deficiência de vitamina B12).

Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo.

No hemograma pode ser percebida uma redução do VCM, HGB, CHCM e Hemoglobina Corpuscular Média (HCM). Caso o quadro do paciente tenha evoluído para hiperesplenismo, é possível observar também pancitopenia.

A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

Conforme explica o Dr. Diogo Kloppel Cardoso, “a anemia perniciosa deve ser suspeitada em todos os casos de anemia megaloblástica no hemograma. Ou seja, em todos os casos em que há anemia (hemoglobina e hematócrito baixos) associada a um valor de VCM (volume corpuscular médio) alto (geralmente acima de 105)".

O diagnóstico da deficiência de vitamina B12 baseia-se em hemograma completo e níveis de folato e vitamina B12. Em geral, hemograma completo detecta a anemia megaloblástica. Deficiência tecidual e índices macrocíticos podem preceder o desenvolvimento de anemia.

São considerados sintomas dessa doença a perda de peso, anorexia, diarreia, náuseas, fraqueza, cansaço e dormência nas extremidades do corpo. Em crianças, a anemia megaloblástica pode comprometer o seu crescimento e desenvolvimento, podendo gerar puberdade tardia, além de afetar a capacidade de aprendizagem.

O que pode ser? Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.

Um RDW acima do valor de referência para a espécie significa que naquele sangue estão presentes hemácias de diferentes tamanhos, sejam elas macrocíticas, microcíticas ou a combinação de ambas, tornando-se assim um parâmetro mais sensível para caracterizar a ANISOCITOSE.

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida.

Há três tipos de anemia: as microcíticas, quando as células vermelhas são pequenas e há diminuição na quantidade de hemoglobina dentro das hemácias; as normocíticas, quando não há alteração no tamanho das hemácias; e as macrocíticas, quando essas células são maiores que o habitual.

Saiba quando a vitamina B12 é considerada baixa
Quando os níveis de vitamina B12 estão abaixo de 490 pg/mL, é sinal de que o nutriente está em falta no organismo. Se isso permanecer por muito tempo, o corpo começa a apresentar alguns sintomas – um deles pode ser a anemia megaloblástica.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.