Como identificar alunos com questões de saúde mental?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Em geral, as mudanças bruscas de comportamento, são os primeiros sinais que merecem atenção. Um aluno extrovertido e falante que começa a se mostrar mais silencioso e resistente ao contato, por exemplo, merece um olhar mais atento do professor. Já com as crianças, os sinais de alerta se manifestam de outra maneira.

Uma das maneiras de a escola cuidar da saúde mental do professor é incentivá-lo a buscar ajuda profissional quando necessário, e garantir que eles tenham acesso a recursos de saúde mental, como terapeutas ou serviços de acolhimento. Nesse sentido, é possível disponibilizar programas de apoio emocional para empresas.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

A seguir, veja algumas informações essenciais para que saúde mental e escola andem juntas!

  1. Monte uma roda de conversa. ...
  2. Fortaleça o senso de comunidade e pertencimento. ...
  3. Atue para desfazer estigmas. ...
  4. Favoreça o desenvolvimento socioemocional. ...
  5. Busque o apoio de profissionais especializados.

No que diz respeito ao acolhimento em saúde mental, existem duas maneiras do paciente ser acolhido. Uma das opções é procurar um serviço específico de Saúde Mental, como um CAPS ou CERSAM; a outra opção seria chegar em outro tipo de serviço de Saúde, como unidades básicas, centros de saúde ou hospitais gerais.

4 sinais que indicam que está na hora de ir ao médico

  1. Falta de ar. A falta de ar é caracterizada pela sensação de dificuldade de respirar e ofegância. ...
  2. Emagrecimento repentino. ...
  3. Perda de apetite. ...
  4. Febre.

As questões de saúde mental são sérias e sensíveis, devendo ser tratadas como tal. Por isso, não diminua o desconforto do seu aluno, da sua aluna ou do seu docente. Atente-se: além de contribuir para a importância da saúde mental na escola, a empatia deve ser basilar no enfrentamento e em toda tomada de decisão.

Problemas mentais e/ou emocionais podem se apresentar de muitas maneiras, mas os que mais comumente vemos nas faculdades são: Transtorno de ansiedade. Depressão. Transtornos de personalidade.

Em primeiro lugar, na esfera pessoal – o docente precisa desenvolver suas próprias habilidades socioemocionais para que consiga se relacionar melhor com os colegas. Em segundo, ele deve investir em métodos de interação com os outros, como a prática do diálogo, a escuta ativa e a comunicação não violenta.

Nesse sentido, a saúde mental é o bem-estar psicológico, não somente a ausência de transtornos mentais. Isso significa estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as emoções, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Tenha um espaço de descanso e lazer
Da mesma forma, a escola deve oferecer espaços de lazer e descanso para que os estudantes consigam se expressar e se relacionar uns com os outros. Na hora do recreio, por exemplo, a instituição pode organizar atividades para se aproximar ainda mais da realidade educativa.

Ações para promover a saúde emocional dos alunos
Gestores e professores receberam uma formação sobre questões socioemocionais e participam de palestras sobre o tema. Uma rede de proteção que envolve vários parceiros também começou a atuar diretamente nas escolas para dar apoio quando necessário.

Diagnosticar ou tratar problemas de saúde mental não é a função dos educadores. No entanto, o ambiente escolar pode ser um espaço estratégico para identificar quando algo não vai bem e encaminhar os casos, além de acolher os alunos e promover um espaço seguro para que eles se expressem.

A mudança brusca de rotina que a pandemia causou na vida e no trabalho das pessoas trouxe impactos também para a saúde mental.

A doença mental é tratável. A maioria dos indivíduos com doença mental continua a funcionar em suas vidas diárias. A saúde mental é a base para emoções, pensamento, comunicação, aprendizagem, resiliência e autoestima.

Resultados: a utilização das tecnologias leves, visitas domiciliares, interação com a população, a característica humanizada da equipe e proximidade com a Universidade foram destacadas pelos profissionais como importantes estratégias para o cuidado em Saúde mental no território.

Uma escala da OMS de avaliação da sobrecarga sentida pelos profissionais de Serviços de Saúde Mental (denominada escala IMPACTO-BR).

Lembrar-se de escutar o que o usuário precisa dizer; Acolher o usuário e suas queixas emocionais como legítimas; Oferecer suporte na medida certa; uma medida que não torne o usuário dependente e nem gere no profissional uma sobrecarga; Reconhecer os modelos de entendimento do usuário.

O Protocolo de Manchester é um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso.