Como identificar acrilamida?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Como identificar a acrilamida? “Geralmente, a cor escurecida, típica de alimentos torrados, fritos ou assados, indica a presença dessa substância. Quanto mais escura e crocante estiver a batata ou a torrada, maior será a quantidade de acrilamida”, explica a especialista.

Alimentos com acrilamida
A substância está presente em alimentos ricos em amido como batata chips, batata frita industrializada, batata frita pré-frita, batata frita feita em casa, pães de leite, biscoitos (cookie, bolacha recheada), mistura para mingau infantil, cereais matinais e café instantâneo.

A acrilamida não é boa para a saúde, mas a quantidade presente no café não representa uma contribuição observável para o risco de câncer. Não há evidências consistentes de que exista uma relação entre o consumo de café e o desenvolvimento de câncer.

Para evitar a acrilamida, basta não torrar demais os alimentos.

A acrilamida não está associada a produtos de origem animal como os lácteos, carne ou peixe e, até à data, não foi detetada em alimentos cozidos, escalfados ou cozinhados a vapor.

A acrilamida é uma substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda em construção, nas fundações de represas e túneis.

Conforme comentamos, a acrilamida é um composto residual gerado naturalmente a partir de produtos que contêm amido e que são submetidos a altas temperaturas, acima dos 120 graus Celsius. Desta forma, fritar, tostar e assar pode causar a síntese dessa toxina, com os seus consequentes riscos para a saúde.

O que muitos não sabem é que essa substância química é produzida quando determinados alimentos são preparados em altas temperaturas. Isso ocorre principalmente em alimentos que contém amido, como batata, salgadinhos processados, bolachas, pães de leite, cereais matinais e café instantâneo.

Também é preciso moderação no uso da air fryer para evitar o excesso de consumo de acrilamida, composto químico tóxico que é formado em alimentos ricos em amido (batata e pães, por exemplo) quando cozidos, torrados, grelhados ou fritos em altas temperaturas (acima de 120°C).

A molécula de acrilamida foi utilizada durante anos e ainda é para construção de túneis e barragens. Outra forma de utilizá-la é como poliacrilamida, ou seja, depois de submetê-la ao processo de polimerização por adição.

a acrilamida é uma substância química que surge nos alimentos ricos em amido quando preparados em temperaturas acima de 120 graus C.

Os 5 tipos de alimentos que nunca se deve comer são aqueles ricos em gorduras processadas, açúcar, sal, aditivos como corantes, conservantes e realçadores de sabor, porque são substâncias prejudiciais para o organismo e estão associadas ao aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer.

Alimentos proibidos: 5 que você precisa evitar ao máximo

  • Frituras em óleos vegetais. As frituras são alimentos prejudiciais ao corpo, pois não permitem que todo o nutriente do alimento seja absorvido. ...
  • Comida industrializada e congelada. ...
  • Temperos prontos em cubos. ...
  • Embutidos e carnes processadas. ...
  • Refrigerantes.

A substituição de alimentos industrializados, que podem conter a acrilamida, por frescos, é uma forma de evitar a exposição à substância. Também é válido substituir fritos por cozidos — recomenda a pesquisadora.

Será que a fritadeira airfryer faz mal à saúde?

  • Só pode cozinhar alimentos que contenham gordura.
  • Fritadeira airfryer altera o gosto dos alimentos.
  • Fritadeira airfryer consome muita energia elétrica.
  • O antiaderente da air fryer precisa ser curado antes do uso.

Se você colocar papel manteiga ou papel alumínio no fundo da panela, onde a gordura e a sujeira são coletadas, o fluxo de ar será interrompido e você não obterá um bom resultado de cozimento.

Não há problema se você não realizou o processo de cura antes do primeiro uso; no entanto, é possível fazê-lo agora mesmo. É possível repetir o processo de cura sempre que você perceber que os alimentos estão começando a grudar.