Como identificar ácidos Voláteis?

Perguntado por: lferreira7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Voláteis: São os ácidos que possuem um baixo ponto de fusão, passando facilmente para o estado gasoso. Exemplo: Ácido clorídrico (HCl). Fixos: São aqueles que não possuem facilidade em passar para o estado gasoso. Exemplo: Ácido sulfúrico (H2SO4).

Um ácido ou uma base podem ser identificados, desde que em solução, por meio da utilização de um equipamento denominado ph-metro. O ph-metro é um equipamento capaz de aferir o valor do pH da solução analisada. A partir desse valor, é possível determinar a característica da solução (se ácida, básica ou neutra).

· O ácido nítrico concentrado é um líquido muito volátil; seus vapores são muito tóxicos. É um ácido muito corrosivo e, assim como o ácido sulfúrico, é necessário muito cuidado para manuseá- lo.

Na química, uma substância considerada volátil é aquela que passa facilmente do estado líquido para o gasoso – enquanto uma substância não-volátil dificilmente evapora na temperatura ambiente. O álcool e a acetona, por exemplo, são considerados muito voláteis – pois, em temperatura ambiente, evaporam rapidamente.

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso. A vaporização é o processo no qual ocorre a passagem de uma substância que se encontra no estado líquido para o estado gasoso.

ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é classificado como ácido fixo, ou seja, menos volátil.

Entre os voláteis mais comuns estão o azoto, a água, o dióxido de carbono, o amoníaco, o hidrogénio, o metano e o dióxido de enxofre.

Compostos orgânicos de características ácidas
Os principais ácidos orgânicos são as cadeias que possuem o radical carboxila (—COOH). Esses compostos, quando em água, sofrem ionização: liberam prótons H+ ou H3O+ para o meio, e segundo a teoria de Arrhenius e a de Brønsted-Lowry isso é uma característica ácida.

Por meio da fórmula dos ácidos, podemos determinar se o ácido possui uma tendência alta, média ou baixa para produzir íons em água, ou seja, se o ácido é forte, moderado ou fraco. Para essa determinação, basta subtrair a quantidade de oxigênios presente na fórmula pela quantidade de hidrogênios.

Um pH maior que 7 é básico. A escala de pH é logarítmica e, como resultado, cada valor de pH inteiro abaixo de 7 é dez vezes mais ácido do que o próximo valor mais elevado. Por exemplo, pH 4 é dez vezes mais ácido do que pH 5 e 100 vezes (10 vezes 10) mais ácido que pH 6.

Quando consideramos diversos líquidos diferentes, notamos que o mais volátil será o que tiver maior pressão de vapor. Por exemplo, digamos que há três recipientes abertos, sendo que no primeiro, temos água; no segundo, temos álcool (etanol); e no terceiro, temos éter (etoxietano), todos na mesma quantidade.

álcool

Dessa forma, dizemos que o álcool é mais volátil que a água, ou seja, tem menor temperatura de ebulição.

Em relação à força, um ácido pode ser:

  1. Forte (ácido que produz uma elevada quantidade de cátions hidrônio (H3O+) na água);
  2. Moderado ou Semiforte (ácido que produz uma quantidade intermediária de cátions hidrônio (H3O+) na água);
  3. Fraco (ácido que produz uma baixa quantidade de cátions hidrônio (H3O+) na água).

Uma maneira tradicional para determinar a volatilidade é a partir do desvio padrão da rentabilidade histórica de um determinado investimento. Ela é considerada uma medida de volatilidade absoluta, que varia de acordo com o período de tempo determinado de avaliação.