Como identificar a Ursa Menor?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A Ursa menor traz uma. peculiaridade que é a estrela Polaris, visível apenas do. hemisfério norte. Ela está na direção do eixo da Terra.

Ursa Menor. Ursa Menor é uma versão mais pequena e ténue da Ursa Maior, e é o lar da Estrela Polar. A constelação data da Antiguidade, e pensa-se que tenha sido introduzida pelo filósofo grego Thales de Miletus por volta de 600 AC. Desde que o Homem navega no mar que a Polar tem sido uma guia essencial.

Para encontrá-lo, procure uma forma de xícara medidora com cabo. É o padrão mais reconhecível no céu, e consiste em estrelas brilhantes que formam a cauda e os quadris da Grande Ursa. No Hemisfério Norte, o Grande Carro fica alto no céu durante os meses de primavera e perto do horizonte durante o outono.

Embora a Ursa Maior seja visível no Brasil, ela é uma constelação melhor observada do hemisfério norte.

Felizmente, há uma alternativa: usar a constelação de Cassiopéia.

  1. A Cassiopéia é formada por cinco estrelas, desenhando uma espécie de “M” ou “W”, e está localizada no céu norte. ...
  2. As três estrelas que formam o centro do “M” ou “W” podem ser usadas para localizar a Estrela do Norte.

Por ser visível a olho nu e facilmente reconhecida, o Cruzeiro do Sul representa um ponto de referência para a navegação e deslocamento no espaço. Isso porque, além da visibilidade, a ponta inferior da cruz indica o sentido do Polo Sul, sendo assim um ponto fixo de referência. Não pare agora...

A Ursa Maior é composta por um grande número de estrelas. As sete estrelas mais brilhantes da constelação formam uma figura semelhante à de um vagão. Toda a constelação no entanto parece um urso e consequentemente, a constelação é conhecida pelo público como a Ursa Maior.

Foto astronómica da constelação da Ursa Maior. Alpha UMa (Dubhe: a ursa), é uma gigante amarela, com cerca de 25 vezes o tamanho do Sol, e a 86 anos-luz de distância.

Como mencionamos anteriormente, Polaris está localizado na constelação de Ursa Menor. Esta é uma constelação que pode ser vista claramente no nosso céu ao longo do ano. Podemos ver apenas aqueles que vivem no hemisfério norte. A constelação é composta por 7 estrelas, incluindo a Estrela Polar.

A estrela Polar faz parte da constelação Ursa Menor. Se nos colocarmos de frente para a Polar, encontramos o Norte e, então, às nossas costas temos o Sul, à direita o Leste e à esquerda o Oeste.

O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra.

A identificação das constelações se dá por meio da observação. Quando se pode observar um conjunto de estrelas ou corpos celestes reunidos em uma determinada região do céu, isso é denominado constelação.

A explicação é que esta estrela, localizada na constelação da Ursa Menor, está em um lugar muito especial, logo no eixo de rotação da Terra. Para nos dar uma ideia, se o espaço fosse um disco girando em uma vitrola, o Polaris estaria bem no centro, sempre imóvel enquanto o resto das estrelas se movem ao nosso redor.

A constelação Ursa Maior, formada por sete estrelas principais, já era conhecida por homens do período histórico Paleolítico. Ela é de grande importância para a navegação marítima e também ajuda na identificação de outras estrelas no céu noturno.

Este pertence à Ursa Maior, faz parte de um aglomerado estelar e tem galáxias a bordo. O Grande Carro é indiscutivelmente a constelação mais famosa no céu. Todos reconhecem a disposição composta pelas sete estrelas brilhantes, lembra um carrinho de mão.

EBLM J0555–57Ab

Cientistas encontraram a EBLM J0555–57Ab, a menor estrela já descoberta. Ela é um pouquinho maior que Saturno e está a aproximadamente 600 anos-luz da Terra. A “estrelinha” está situada em um sistema binário, no qual orbita uma muito maior.

Hidra

Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer.

Calisto transformou-se na Ursa Maior e Arcas em Arctofilax, a Ursa Menor, o guardião da ursa.

EBLM J0555-57Ab

Pouco maior do que Saturno e com massa 85 vezes superior à de Júpiter, o objeto celeste denominado EBLM J0555-57Ab é a menor estrela já identificada e medida (Astronomy & Astrophysics, no prelo).