Como identificar a preposição?

Perguntado por: alima9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Como o próprio nome diz, preposição é um termo que ocupa uma posição anterior. Na prática isso significa que se posiciona sempre antes de uma palavra, estabelecendo uma relação de subordinação com um termo principal. Esse vocábulo pode ligar tanto os nomes a seus complementos quanto os verbos a seus objetos.

Preposição é a palavra que liga um termo a outro. Há preposições essenciais e acidentais. As preposições essenciais desempenham apenas a função de preposição (são exemplos: até, com, de). As preposições acidentais desempenham outras funções (são exemplos: como, segundo, senão).

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Elas podem ser essenciais ou acidentais. Algumas se contraem com artigos. Há 18 preposições essenciais.

Preposição é a palavra invariável que liga duas outras palavras de forma que o sentido da primeira é completado pela segunda. Ou seja, ela vincula um termo dependente a um termo principal ou subordinante, estabelecendo entre ambos relações de posse, modo, lugar, causa, fim, etc.

Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio. Colocada nessa posição, é capaz de estabelecer uma relação de dependência entre esse termo e um principal. Essa relação pode ser de posse, modo, lugar, causa, fim, entre outras.

O que é uma preposição? Junto com a classe das conjunções, as preposições são conectivos, isto é, servem para conectar, ligar palavras e termos na frase, estabelecendo valores semânticos e relações de dependência entre termos subordinantes e dependentes.

De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

A função de uma preposição é ligar termos dentro de uma única frase. Já a conjunção tem a função de lugar duas orações diferentes.

Usos específicos para in, on, at

  1. In é usado para: Meses / estações. Ex.: in September / in spring. Horário do dia. Ex.: in the afternoon. Ano. ...
  2. On é usado para: Dias da semana. Ex.: on Wednesday.
  3. At é usado para: Com a palavra night. Ex.: at night. Com a palavra weekend. Ex.: at the weekend. Um certo ponto no tempo.

Principais usos da preposição por (e per): Para fazer referência a lugar por onde anda: «Por onde você anda, menina?» «Ficou perambulando por aqueles vales sombrios.»

As preposições são palavras invariáveis que conectam dois termos de uma oração numa relação de subordinação. As preposições são invariáveis porque não sofrem flexões de gênero, número ou grau. Elas funcionam como conectivos de dois termos de uma oração, sendo muito utilizadas na coesão dos textos.

Frases exclamativas, interrogativas, imperativas e optativas (que exprimem desejo) não são proposições lógicas.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Contração: é a união entre uma preposição e outra palavra que gera perda de fonema. Como se dá: preposição de + artigo a = da; preposição em + artigo o = no; preposição per + artigo a = pela; preposição em + pronome isto = nisto.