Como identificar a perspectiva?

Perguntado por: vresende3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

A perspectiva subdivide-se em várias modalidades como: cônica, isométrica, cavaleira, militar, entre outras, e foi desenvolvida pelos artistas e geômetras na transição da Idade Média para o Renascimento, na sua forma estrita de entendimento.

Linha do horizonte
É o elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador (linha horizontal pontilhada LH). Numa paisagem, é a linha do horizonte que separa o céu e a terra.

Modo como se concebe ou se analisa uma situação específica; ponto de vista: tendo em conta a minha perspectiva, você está errado! Tudo o que se consegue ver ao longe; aquilo que os olhos alcançam desde um certo lugar; panorama. Sensação esperançosa; expectativa: a perspectiva do emprego deixava-a feliz.

O que é Tomada de Perspectiva? Tomada de perspectiva é a habilidade de um indivíduo entender perspectivas diferentes de sua própria. Popularmente, pode ser referida como a habilidade de se “colocar no lugar do outro”, ou seja, é a habilidade de ver o mundo (incluindo a si próprio) sob a perspectiva de outra pessoa.

O desenho em perspectiva constitui uma representação linear que se vale de regras visuais como convergência de linhas, encurtamento das linhas e diminuições de medidas. Esse tipo de desenho cria a idéia do tridimensional numa superfície bidimensional, que se identifica com a impressão visual recebida pelo observador.

PONTO DE FUGA
Existem três elementos fundamentais que compõem a linguagem da perspectiva. São os pontos situados sobre a linha do horizonte (ver figura abaixo): Ponto Principal (P); Pontos de Distância (D); Ponto de Fuga (F).

- A perspectiva é a representação gráfica que mostra os objetos como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões. - A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de). Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo.

Na prática, os autores do BSC estabeleceram um sistema que mede o desempenho sob quatro perspectivas, as quais devem estar, no máximo possível, equilibradas: 1) financeira; 2) cliente; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento.

Linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linhas de fuga são os quatro elementos da perspectiva que determinam o nível e o ângulo visual do espectador no contexto do desenho.

A palavra perspectiva se refere a um ponto de vista, a uma forma de enxergar as coisas. A expressão perspectiva de vida diz respeito ao que cada pessoa imagina e deseja para o seu futuro.

Para desenhar em perspectiva, o artista deve manter o mesmo ponto de vista, porque a perspectiva linear depende disso. Também é recomendável que você não se mova enquanto desenha, além de limitar a amplitude da cena a 60 ou 80 graus (o equivalente a um cone de visão).

Como criar um desenho em perspectiva?

  1. Desenhe a linha do horizonte no meio do seu desenho;
  2. Adicione uma marca na linha onde você deseja adicionar o ponto de fuga;
  3. Insira linhas, para qualquer lado, que saiam do ponto de fuga.
  4. Sobre essas linhas, desenhe um objeto geométrico e treine sua perspectiva!

Se você desenhar em perspectiva saiba que isso vai trazer um resultado mais realista ao seu trabalho, valorizando ainda mais o resultado. Ou seja, a partir da valorização da largura, altura e profundidade do seu desenho, você terá mais valor ainda ao trabalho, que contará com riquezas de detalhes e mais realismo.

Nesse sentido, a perspectiva é muito usado pela maioria dos artistas, fotógrafos, arquitetos, designs, engenheiros, etc. Ela faz parte da aérea da geometria, em especial a geometria projetiva. A perspectiva usa métodos para representar a forma como a visão humana supostamente enxerga o mundo a sua volta.

A perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o observador em aquele para o qual o mundo todo converge.

Perspicaz é um adjetivo que caracteriza a pessoa capaz de compreender facilmente algo que os demais não conseguem, ou seja, que é esperta, inteligente e sagaz.

Para mudar a perspectiva e ver os acontecimentos de diferentes pontos de vista, precisamos transformar isso em hábito e integrar esse processo à forma como vemos as situações antes de decidir como nos comportar.

Para tomar a iniciativa de tentar ver as situações com outra perspectiva, é preciso força de vontade e bastante desprendimento de suas próprias opiniões e conceitos presos há tempos na mente. Pra mim, o que funciona é lembrar desta charge, que resume com perfeição este pensamento.

Essa abordagem inclui todas as teorias da psicologia que vêem os humanos funcionando com base na interação de impulsos e forças dentro da pessoa, particularmente inconscientes e entre as diferentes estruturas da personalidade.

Perspectiva cônica

Perspectiva cônica (ou do arquiteto)
Essa é a perspectiva mais usada pelos arquitetos, e por isso também é conhecida como perspectiva do arquiteto. Ela é a que representa com mais exatidão como o olho humano enxerga os objetos. A perspectiva cônica possui 3 variações, com 1, 2 ou 3 pontos de fuga.