Como identificar a personalidade de uma pessoa?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Para entender a personalidade da pessoa, é possível cruzar as respostas com o aspecto psicológico que se espera para um cargo, por exemplo. Ou, então, em uma relação comum, um diálogo entre colegas, você percebe quem tem mais a ver com você, os mesmos gostos ou ambições.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Ao todo, a teoria de Jung apresenta oito tipos de personalidade:

  • Reflexivo extrovertido. ...
  • Reflexivo introvertido. ...
  • Sentimental extrovertido. ...
  • Sentimental introvertido. ...
  • Perceptivo extrovertido. ...
  • Perceptivo introvertido. ...
  • Intuitivo extrovertido. ...
  • Intuitivo introvertido.

Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, examinaram dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e descobriram que existem pelo menos quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar.

Cientistas concluíram que as personalidades geralmente se dividem em invejosos, pessimistas, confiantes e otimistas.

Os chamados traços de personalidade são os atributos específicos e constantes na forma de pensar e agir do indivíduo. São os principais adjetivos que caracterizam os padrões que a pessoa segue no cotidiano. Por exemplo: “criativo”, “assertivo”, “introvertido”, etc.

Advogado (INFJ)
É a considerada personalidade mais rara, já que representa menos de 1% da população mundial.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Geralmente pessoas com TDI possuem 2 a 5 personalidades, mas em alguns casos elas podem ter 10, 20, 30 ou até mais personas diferentes. Ou seja, o número de personalidades criadas não pode ser definido e essas não surgem todas de uma vez, podendo acontecer dentro de um curto ou longo período de tempo.

Segundo especialistas, a resposta é sim. Todos nós, em algum momento da vida (ou em vários), tivemos a necessidade de classificar a nossa personalidade.

Quais são os traços de caráter? A divisão se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais.

Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

ESFP: Extroversão + Sensação + Sentimento + Percepção
Com fortes capacidades de relacionamento interpessoal, os ESFP vivem voltados para o mundo exterior. São preocupados com o bem-estar das pessoas a sua volta e tendem a se posicionar como mediadores de conflito.

Extrovertido é um adjetivo usado para se referir a uma pessoa que é animada, divertida e que costuma se destacar quando está entre outras. As pessoas que são consideradas extrovertidas costumam ser bastante simpáticas, engraçadas e têm muita facilidade na convivência social e na comunicação com outras pessoas.

Os 5 fatores de personalidade

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

A teoria postula que as personalidades e os ambientes de nossa cultura podem ser de seis tipos: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C).

A pessoa positiva enxerga o que há de mais benéfico nas situações e nas outras pessoas. Quem é positivo foca no melhor das circunstâncias e pessoas.

O sociopsicopata
Esta é uma das personalidades mais perigosas. Nos encontramos diante de pessoas impulsivas, que não estabelecem limites afetivos e não sentem remorso quando causam mal aos demais. São pessoas ambiciosas que alcançam seus objetivos sem se importar em destruir pessoas pelo caminho.

A pessoa que tem uma personalidade mediadora é aquela que, diante dos conflitos, encontra soluções que melhoram a situação. Os conflitos são comuns a qualquer relacionamento, seja ele familiar ou profissional. Familiares que se amam entram em conflito.

Lógico (INTP)
Ela é marcada por pessoas que têm sede de conhecimento insaciável, são criativas, gostam de novidades, são ativos e lógicos. Eles gostam de pessoas e coisas estimulantes, mas são introspectivos e passam muito tempo sozinhos.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.