Como identificar a imagem de um santo?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

como podemos distinguir as figuras santas? Podemos distinguir a figura santa por dois aspectos: – as suas características – aspecto físico e indumentária; – os seus atributos – elementos de vários tipos que se relacionam geralmente com a sua condição, profissão, história de vida ou de martírio.

E as imagens de Santos? Já quando nos referimos às imagens católicas de santos, a interpretação segue uma explicação também. O Catecismo diz que elas 'significam o Cristo que é glorificado neles'. Nas imagens dos santos encontramos uma referência Àquele que os santificou.

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes.

Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo. Folhetos e santinhos não são objetos de devoção em si, logo o descarte aqui mencionado não se aplica a estes objetos.

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.

Significado de olhos-santos: Olhos resguardados, que não focam em impurezas,olhos puros,que escolhe...

Deus nos fez para que fôssemos santos e irrepreensíveis, porque Ele é todo santo e irrepreensível, e não se deixa levar por nenhum erro ou mal. É verdade que nossa natureza ficou indisciplinada, mal inclinada e, muitas vezes, deixamos de ser santos, não conseguimos ser puros como precisamos ser.

Esse costume é conhecido como “Velatio” e tem por objetivo fazer com que os fiéis não “se distraiam” com os Santos de sua devoção, mas concentrem sua atenção no altar, onde se atualiza o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo” (Timóteo 2:5,6). Porém, a fé católica prevê e recomenda orações aos Santos e também a Nossa Senhora.

Para a civilização cristã ocidental, a problemática da imagem assume um papel fundamental, afinal o próprio homem nada mais é que uma imagem: “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou”(Gêneses,1,27).

São famílias inteiras que se dedicam a transformar o barro em imagens de santos. Os santos dos nobres, dos ricos, das igrejas eram feitos de mármore, madeira e ficavam inacessíveis a maior parte da população, mas como a fé é de todos, há séculos os portugueses passaram a usar o mais simples dos materiais: o barro.

Podemos distinguir a figura santa por dois aspectos:
– as suas características – aspecto físico e indumentária; – os seus atributos – elementos de vários tipos que se relacionam geralmente com a sua condição, profissão, história de vida ou de martírio.

A mais recente canonização de uma brasileira foi a de Santa Dulce do Pobres. A baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce dos Pobres, morreu em 1992 aos 77 anos e foi canonizada pelo papa Francisco em outubro de 2019.

Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.

Imagens de santos, anjos ou símbolos: o uso da simbologia acompanha as religiões desde que são formadas. Há indícios de que esses itens ajudam no momento de devoção e fé e, por isso, também podem ser uma opção para um presente religioso.

“Quando o santo quebra a gente enterra”, afirma outro. “Tem que por em água corrente”, diz um terceiro. Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. “É sinal de coisa ruim”, “é sinal de mudança”, “quer dizer que o santo não te atende mais.”

No caso de uma peça de gesso ou barro, podemos tirar as feições da imagem e depositá-la na terra, em um jardim, por exemplo, enterrando-a. Não se recomenda guardar um objeto quebrado ou, tampouco, descartá-lo no lixo.

Ele pode ser colocado na sala ou na cozinha, próximo à porta de entrada. Também é colocado nos quartos para vigiar o bom sono. Muitas famílias gostam de colocar a imagem de Jesus de braços abertos em um ponto de destaque da sala de estar.

Se a imagem for de resina e plástico, você pode aplicar um pouco de água e sabão neutro com um pano/esponja macio. Não utilize produtos químicos ou abrasivos. Para a limpeza de imagem sacra de madeira, passe um pano macio e umedecido. Um produto que ajuda na conservação da peça é o óleo mineral.

No catolicismo, os rituais fúnebres passam pela presença de flores, velas, terço e orações. O velório, enterro do corpo ou cremação podem ser realizados no espaço físico que a família julgar mais adequado. Um padre, diácono ou ministros conduzem a oração e benzem o corpo com água numa referência ao batismo.