Como identificar a ideia principal de um texto?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim. O título costuma auxiliar na identificação da ideia central. Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal.

A introdução é uma estrutura muito importante do texto. Nela, o autor vai apresentar a ideia principal do texto.

A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico).

Identificação das Partes de um texto dissertativo

  1. Tese;
  2. Ideia-núcleo;
  3. Temática;
  4. Utilização de recursos de autoridades que reforçam o argumento e comprovam sua tese;
  5. Argumentos próprios do autor;
  6. Ideia conclusiva;

Ideia pode tanto ser um termo usado como sinônimo de “solução” ou “conceito”, como também pode ser usado no lugar de “intenção”, exemplo: “ao final da reunião o diretor pediu para que um dos funcionários fizesse uma recapitulação dos pontos principais e logo após ele o ter feito o diretor acenou com a cabeça e disse ' ...

O assunto do texto é o tema geral que é abordado, enquanto a ideia principal se concentra em uma tese (algo em que o autor quer defender), geralmente encontrada nos primeiros parágrafos.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

a) O primeiro parágrafo de um texto dissertativo-argumentativo chama-se introdução e nele há uma ideia principal, conhecida como tópico-frasal.

A ideia principal de uma história é o tema que ela apresenta. Se sabemos do que se trata um texto podemos até imaginar o que o ele carrega conseguindo, assim, compreender o desenvolvimento.

Muitas destas ideias são secundárias ou acessórias: ajudam a criar um contexto e a reforçar o essencial, mas pode-se prescindir delas sem alterar o significado do texto. A ideia central, no entanto, é a base que sustenta/defende o autor e que lhe permite contar com o que deseja.

Em O mito da beleza, a jornalista Naomi Wolf afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970.

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E IDÉIA CENTRAL
Um texto para ser compreendido deve apresentar idéias seletas e organizadas, através dos parágrafos que é composto pela idéia central, argumentação e/ou desenvolvimento e a conclusão do texto.

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo

  • Introdução. Na introdução devem ser mencionado o tema central que será abordado no texto de modo a situar o interlocutor. ...
  • Desenvolvimento. ...
  • Conclusão. ...
  • Busca da opinião e argumentos sobre o tema. ...
  • Finalização do texto. ...
  • Texto 1. ...
  • Texto 2.

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Descartes distingue três tipos de ideias: inatas, adventícias e factícias.

A tira explora a crítica presente na sociedade em relação a desunião entre o oriente e o ocidente porque há divergências entre as culturas e preconceito em alguns países.

A ideia é que o texto comece de forma direta e assertiva, com uma declaração que já resuma o conteúdo do que se vai ler, contendo sintética e explicitamente o tema e o ponto de vista que o desenvolvimento do texto vai defender.

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Introdução. Na introdução do seu texto você deve apresentar o tema que será discutido ao longo do texto. Também é o momento de defender seu ponto de vista. Para isso, o ideal é que você desenvolva a introdução em apenas 1 parágrafo que tenha em torno de 7 linhas.