Como identificar a família na tabela periódica?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

As famílias na Tabela Periódica são as sequências verticais da tabela, ou seja, as colunas. Também conhecidas como grupos, as famílias da Tabela Periódica são numeradas de 1 a 18, da esquerda para a direita.

Grupo ou famílias - as 18 linhas verticais da tabela periódica são chamadas de grupos ou famílias. Os elementos do mesmo grupo possuem propriedades físicas e químicas parecidas e abrigam a mesma quantidade de elétrons na camada de valência.

Símbolos da Tabela Periódica
Os elementos químicos são representados por símbolos compostos por uma ou duas letras do alfabeto, sendo a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula. Por exemplo, o oxigênio é representado pelo símbolo O, o carbono é representado por C, o sódio por Na e assim por diante.

Resposta. Resposta: Os períodos e as famílias da Tabela Periódica são, respectivamente, as colunas horizontais e verticais nas quais os elementos químicos estão organizados. ...

Como vimos, os ametais estão mais à direita da tabela, o que quer dizer que são os que estão à direita da linha divisória, enquanto os metais estão à esquerda.

Os grupos são as linhas verticais existentes na tabela periódica, ou seja, as colunas da nossa tabela. Além disso, os grupos possuem elementos químicos que compartilham propriedades iguais ou semelhantes.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87.

O rubídio é um metal alcalino, de número atômico 37, e o primeiro elemento do quinto período da tabela periódica. Isso significa dizer que ele possui cinco camadas eletrônicas preenchidas, possuindo um elétron na camada de valência.

Para saber de qual família (coluna) o átomo é, podemos contar quantos elétrons existem na camada de valência ou no subnível mais energético.

As famílias da tabela foram divididas em A (representativos) e B (transição), sendo identificadas por letras e números. Os elementos representativos correspondem as famílias 0, 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A. Os elementos de transição correspondem as famílias 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B.

As duas últimas linhas da Tabela Periódica representam as Famílias dos Lantanídeos e dos Actinídeos, como pode ser visto na nossa Tabela Periódica Completa.

O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.

A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico. Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas.

As famílias ou grupos da tabela periódica são as colunas (classificadas de acordo com o número de elétrons na camada de valência), ou seja, cada grupo comporta elementos com o mesmo número de elétrons na camada de valência, consequentemente agrupa elementos com características físico-químicas em comum.

Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos. Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br).