Como identificar a coesão no texto?

Perguntado por: rsalazar5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico. A coesão textual é um importante elemento que não deve ser esquecido em uma boa redação.

Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

Os elementos coesivos são marcas linguísticas responsáveis por conectar as partes de um texto de forma sequencial ou referencial. Os elementos coesivos amarram o texto, formando uma unidade coesa e significativa.

Como Construir um Texto Coeso

  1. 1 – Evitar a Repetição de Termos. ...
  2. 2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos. ...
  3. 1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa. ...
  4. 2 – Planejamento de Ideias. ...
  5. 3 – Harmonia entre Ideias e Fatos. ...
  6. 4 – Referência no Assunto.

Princípios Básicos

  • Princípio da Não Contradição - ideias contraditórias.
  • Princípio da Não Tautologia - ideias redundantes.
  • Princípio da Relevância - ideias que se relacionam.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

Os conectivos são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual. Assim, se forem mal-empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.

Como já falamos antes a coesão é a responsável por fazer com que texto tenha sentido, esteja com as frases e parágrafos entrelaçados, um elemento dando sequência ao outro. É através dela, ou dos chamados elementos coesivos, que as palavras se unem e estabelecem um “entendimento” (a famosa relação semântica).

A coesão refere-se a estrutura e organização de um texto. Para isso, todas as suas partes devem estar interligadas através de elementos conectivos. Enquanto a coerência remete ao encadeamento lógico de ideias e ao sentido interno e externo ao texto.

Coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) de um texto verbal ou não verbal. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática, estilística ou genérica. A construção de sentido(s) do texto depende de elementos linguísticos e extralinguísticos. Coerência textual se refere ao(s) sentido(s) de um texto.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

adjetivo Ligado ou relacionado por coesão; que apresenta uma unidade lógica. [Gramática] Que usa corretamente os aspectos gramaticais, conectando os elementos de um texto, deixando-o claro e compreensível: texto coeso. [Figurado] Que se dispõe de modo harmônico; ajustado.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.