Como identificar a causa raiz de um problema?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Para visualizar melhor, veja a ordem do processo de análise de causa raiz, em um âmbito geral:

  1. definir o problema;
  2. identificar as possíveis causas;
  3. verificar as reais causas;
  4. propor uma solução para o problema;
  5. implantar a solução;
  6. analisar os resultados.

O primeiro passo é definir o problema que se deseja resolver e inseri-lo no lado direito do diagrama ou “na cabeça do peixe”. Em seguida, o segundo passo é desenhar as chamadas 'espinhas do peixe', que são as categorias de causas possíveis, e que servirão para agrupar as causas segundo essas categorias.

A análise de causa raiz deve ser usada sempre que uma situação não acontece conforme o planejado ou um problema se repete de forma constante. Alguns exemplos são as falhas de processos, recebimento de feedbacks negativos dos clientes, baixas de produtividade e paradas não programadas na produção.

Passo a passo: como fazer os 5 porquês

  1. Defina o problema e comunique à equipe. Antes de iniciar é importante ter um líder de equipe para facilitar o processo e manter o time focado. ...
  2. Pergunte o primeiro porquê ...
  3. Pergunte mais quatro vezes por quê ...
  4. Priorize a causa raiz do problema. ...
  5. Monitore a ação corretiva.

A melhor técnica é o questionamento, sempre se pergunte: o que pode ser melhor do que é hoje? E para isso você pode utilizar Ferramentas da Qualidade que te ajudarão a nortear a busca por problemas (pontos de melhoria) nos seus processos.

Como realizar uma análise de causa raiz?

  • Passo 1: Defina o efeito problemático. Descreva claramente como o efeito indesejado principal se manifesta e quais partes do processo ele afeta. ...
  • Passo 2: Reúna dados. ...
  • Passo 3: Defina as possíveis causas. ...
  • Passo 4: Identifique a causa raiz. ...
  • Passo 5: Implemente uma solução.

Diagrama de Ishikawa
Também chamado de diagrama de causa e efeito, espinha de peixe ou gráfico, o diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas da qualidade. Ela tem como principal objetivo Identificar, classificar em categorias úteis e mostrar as possíveis causas de um problema ou aspecto relacionado à qualidade.

O 5 Porquês é uma ferramenta que consiste em perguntar 5 vezes o porquê de um problema ou defeito ter ocorrido, a fim de descobrir a sua real causa, ou seja, a causa raiz.

Assim sendo, as Análises de Pareto fornecem informações valiosas para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, soluções eficazes e duradouras e para evitar a ocorrência de novas crises. Tudo isso de forma mais fácil e segura, poupando esforços, tempo e recursos.

A metodologia de análise 5 porquês, também conhecida como 5-Why, é uma ferramenta muito ligada à gestão da qualidade total e à melhoria contínua nas empresas. Primeiramente ela foi desenvolvida e aprimorada pela Toyota, tendo surgido como elemento importante para auxiliar na resolução de problemas internos.

Em linhas gerais, ele serve para analisar os processos, em diferentes perspectivas, relacionando causas potenciais para um determinado cenário. Ou seja, o método serve para que a gente encontre causas para problemas, mas também nos ajuda a encontrar causas para bons resultados – tudo pela análise do processo.

Como fazer um Diagrama de Causa e Efeito

  1. Definir o problema. O primeiro passo é definir um problema. ...
  2. Criar a espinha de peixe e marcar o problema que será analisado. ...
  3. Reúna a equipe. ...
  4. Analise as causas e fatores atrelados a estas e planeje ações.

As causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos no Diagrama de Ishikawa: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, medida e método. Você reparou que todos esses tipos começam com "M", não reparou? Então, devido a isso, a ferramenta também possui outro nome: diagrama 6M.

Também se pode falar de uma ação ou hábito que pode causar um ou mais problemas: deixar água parada causa focos do mosquito da dengue; o sedentarismo pode causar muitos problemas de saúde; o tabagismo pode causar câncer.

Identificar a causa raiz de uma não conformidade significa entender o que realmente causou sua ocorrência. É muito mais eficaz resolver efetivamente os problemas do que apenas eliminá-los. Se a verdadeira causa raiz do problema não for detectada, o problema provavelmente continuará acontecendo.

Faça perguntas simples como “por quê?”, “como?” e “o que isso significa neste caso?” para traçar um caminho até a compreensão do problema.