Como identificar a bronquiolite?
Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.
Qual exame é feito para saber se tem bronquiolite?
O exame mais indicado para essa finalidade é a radiografia de tórax, que evidencia o excesso de ar nos pulmões, além de outras doenças.
Como constatar bronquiolite?
Testes virológicos: o diagnóstico etiológico de bronquiolite pode ser confirmado através de secreções do aspirado nasofaríngeo, que são as amostras mais fidedignas para a identificação do VSR.
Quando desconfiar de bronquiolite?
Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.
Como é o chiado de bronquiolite?
Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.
Como é a respiração de bronquiolite?
Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana. Tosse grave (muito ruim) que pode durar mais de duas semanas.
Quais são as fases da bronquiolite?
A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.
Como tratar a bronquiolite infantil?
De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.
Qual o xarope para bronquiolite?
O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.
O que é bom para tratar bronquiolite?
O medicamento utilizado, em casos específicos, para prevenir infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite, é o palivizumabe.
É grave bronquiolite?
O quadro pode ser desde muito leve, apenas secreção nasal e tosse discreta, até um quadro grave com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Cinco por cento das crianças com bronquiolite necessitam de internação, e destas, 2% evoluem para óbito.
Como é a febre da bronquiolite?
Em seu estágio inicial a bronquiolite é parecida com um resfriado comum. A criança pode ter febre, coriza e tosse. Normalmente no terceiro ou quarto dia após o início dos sintomas é quando ocorre uma piora na criança. A febre fica mais alta, a tosse fica mais intensa e o desconforto respiratório fica maior.
O que a bronquiolite pode causar?
Se a bronquiolite não for tratada, pode provocar desidratação, insuficiência respiratória e evoluir para pneumonias, quando outras áreas dos pulmões são afetadas por micro-organismos.
Quanto tempo a bronquiolite demora para se manifestar?
Após um período de dois a três dias, surge dificuldade respiratória que se vai agravando e que se acompanha por sibilos (pieira), irritabilidade e recusa alimentar. Nas crianças mais pequenas, a bronquiolite aguda pode manifestar-se, numa fase inicial, por períodos de apneia (pausas respiratórias).
O que fazer para aliviar a tosse da bronquiolite?
A inalação com soro fisiológico é fundamental no tratamento da bronquiolite, e deve ser usada para umidificar as vias aéreas e ajudar a eliminar as secreções. Quanto mais vezes fizer melhor, por isso mamãe não economize.
Quando o Chiado é preocupante?
O chiado no peito é frequentemente associado a condições respiratórias, como asma, bronquite, DPOC e infecções respiratórias. Também pode ser um sintoma de outras condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva, refluxo ácido e reações alérgicas.
Quando levar o bebê com bronquiolite pro hospital?
Se seu bebê mostra qualquer um dos seguintes sinais de dificuldade respiratória, ou se a febre durar mais de três dias, leve-o ao pediatra imediatamente.
Como diferenciar bronquiolite de bronquite?
A bronquiolite é uma doença aguda que acomete os bebês mais pequenos – abaixo de dois anos. Vírus similares ao de gripe atingem as vias respiratórias em um lugar chamado bronquíolo. Já a bronquite é uma doença crônica – inflamação no pulmão – causada principalmente pela asma.
Qual a diferença entre bronquiolite e bebê Chiador?
O “bebê chiador” também é uma doença respiratória, onde os sintomas podem se confundir com os da bronquiolite. Mas ao contrário dessa, que é uma doença autolimitada, no bebê chiador, o quadro de chiado no peito é mais persistente ou cursa com vários episódios num curto espaço de tempo.
Quando devo me preocupar com a respiração do bebê?
Caso você observe alguns desses sinais, é importante informá-los ao médico da criança. Entretanto, não se desespere: nem sempre esses são indícios de problemas. A única preocupação mais grave é se o bebê ficar mais de 20 segundos sem respirar (apneia) e apresentar uma cor azulada na pele.
Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?
Para evitar a bronquiolite, é de suma importância adotar medidas simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente, evitar contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença, limpar regularmente as superfícies e objetos que são tocados com frequência e manter a vacinação em dia.