Como identificar 1 milímetro?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As linhas pequenas não numeradas na trena que se enquadram entre as numeradas devem representar milímetros. Observe que cada 1 centímetro é igual a 10 mm.

Portanto, já vimos que 10 mm correspondem a 1 cm, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 10 para converter milímetros em centímetros.

milímetro: 1000 milímetros corresponde a 1 metro.

A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

A escala representada neste simulador é 1:100. Isto significa que a numeração gravada na régua representa a centésima parte do metro, ou centímetro. O centímetro está subdividido por dez, isto significa que cada marca do instrumento de medição corresponde a um milímetro que é a milésima parte do metro.

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro. Em seguida, você deve contar os traços do nônio até que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.

Veja os exemplos: Para transformar 100 mm em cm, faça 100/10. Como resultado, você tem: 100 mm = 10 cm.

Unidade de comprimento equivalente a um milésimo de metro.

Milimetro (Mm)
Os riscos maiores representam os centímetros, e os traços menores representam os milímetros. Entre dois riscos dos centímetros, há 10 traços dos milímetros. Podemos então dizer que em um centímetro cabem 10 milímetros ou que 10 milímetros é o mesmo que 1 centímetro.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

Os múltiplos e submúltiplos do litro são: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml).

Exemplos de leituras de medidas de comprimento
26,00 km = vinte e seis quilômetros. 0,6 m = seis decímetros. 178,56 m = cento e setenta e oito metros e cinquenta e seis centímetros. 55,235 m = cinquenta e cinco metros e duzentos e trinta e cinco milímetros.

Outra forma de converter as unidades de comprimento é utilizando o quadro a seguir. Note que se você quiser converter metro (m) para milímetro (mm) é necessário multiplicar por 10 três vezes. Já para converter metro (m) em quilômetro (km) é necessário dividir a medida por 10 três vezes.

b) 1 milímetro corresponde a que fração do centímetro? 1 10 ou 0,1 do centímetro.

A quantidade de precipitação encontrada no recipiente é medida em intervalos regulares e através de uma convenção, é estimado que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Sendo assim, quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca.

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.

Segundo a meteorologista, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 mm/h. Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte.

As unidades menores de uma régua métrica são chamadas de milímetros. A abreviação para os milímetros é mm. Há 10 mm em um centímetro. Portanto, 5 mm é meio centímetro.

O nônio, escala de baixo, tem dez espaços entre as marcas verticais; assim, ele divide por dez o milímetro, a menor divisão da escala principal, permitindo a leitura do décimo de milímetro 0,1 mm.

A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.