Como identificamos um molusco?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

"Animais - especialmente os cefalópodes: polvos, lulas e sépias - têm uma capacidade espetacular de mudar de cor", disse Rogers à BBC News.

O molusco contagioso manifesta-se pelo aparecimento de pequenas bolinhas da cor da pele ou ligeiramente amareladas. O tamanho varia entre a cabeça de alfinete e os três milímetros. Podem atingir qualquer local, face, tronco ou membros, e variam em número entre a meia dúzia e as dezenas de lesões.

A remoção do molusco contagioso pode ser feito por meio de curetagem, eletrocoagulação, criocirurgia, cauterização química ou expressão manual. Há ainda a opção do uso de imunomoduladores (imiquimod) para alterar a resposta imune e induzir à eliminação das lesões.

Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo. Muitas estruturas sensoriais também localizam-se na cabeça, como os olhos.

De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.

Os moluscos destacam-se por ter um corpo mole e, na maioria das vezes, com a presença de uma concha protetora. Em algumas espécies, não se observa a presença da concha, como em lesmas e polvos. Em lulas, a concha apresenta-se reduzida e interna.

Quais são as causas do molusco contagioso? As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.

Os moluscos podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto terrestres. No ambiente aquático, podem ser marinhos (búzios, mexilhões, lulas, polvos, lesmas do mar, etc) ou dulcícolas (mexilhão de água doce, ameijola-asiatica, etc).

150 anos

Especialistas afirmam que os moluscos são um dos animais mais antigos do planeta. Sua longevidade, sob condições naturais, pode facilmente chegar a 150 anos de vida.

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Mas por que retirar as conchas da praia é algo nocivo ao meio ambiente a ponto de ser crime ambiental? A resposta está na principal substância que compõe a concha, o carbonato de cálcio (CaCO3), vital para a manutenção de todo o ecossistema marinho.

Esses animais tem uma dieta bastante variada e comem desde peixes, ouriços e até estrelas do mar. Os Moluscos terrestres alimentam-se principalmente de plantas e de suas partes como as flores e folhas. Os animais do filo mollusca podem ser encontrados em muitos habitats diferentes.