Como Iansã se comunica?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Também usa um eruexin, instrumento confeccionado a partir do rabo de animais como búfalo ou boi. Esse instrumento é uma espécie de abanador com o qual ela movimenta os ventos, controlando o mundo dos mortos e dos vivos. Com ele, afasta os Eguns, isto é, os espíritos desencarnados.

Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...

Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.

Iansã, a Guerreira
Yabá dos ventos e tempestades, movimenta-se ora suave, ora arrebatador. É fiel às suas convicções. Uma guerreira que não foge às batalhas. Conhecer essa deusa causa impacto e muita admiração em função de seu poder.

Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.

Alguns Exus de Iansã
: Exu 7 Chifres (de Oxalá=7; e de Yansã= chifre), Exu 7 Fagulhas (Oxalá, Xangô e Yansã), Exu Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Exu 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Exu 7 Poeiras (de Oxalá, Omolu e Yansã), Exu Mangueira, Exu Corta Ferro (de Yansã e Ogum), Exu 7 Pedreiras (de Oxalá e Yansã).

Iansã Termo: Eparrei! Significado: Salve o raio, Iansã! Expressão corporal: sabe o movimento que você faz com as mãos quando quer indicar que algo está “mais ou menos”?

Guia de Proteção para Iansã, Protetora de Sagitário
Contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo. Quarta-feira é o dia certo para fazer qualquer oferenda a Iansã.

Iansã, é o esteriótipo da mulher guerreira, que não tem medo de arriscar-se e mudar de direção, caso julgue necessário. Ela vai à batalha sempre pronta para lutar. Quem ora pela ajuda de Iansã e Oyá, encontra em sua essência a garra e a coragem necessárias para vencer na vida e alcançar os seus objetivos almejados.

Oyá Senó ou Sinsirá– Oyá raríssima, ligada Yemanjá e Airá. Oyà Topè – mora no tempo ligada a Oxun e Exú (alguns axés erradamente a tem como uma Igbalé). Oyà Ijibé ou Ijibí- veste branco ligada a Oxalá ao vento frio. Oyà Kará- veste vermelho, ligada a Xangô, ao fogo, aquela que carrega o ajerê fervendo na cabeça.

Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.

Reza à lenda que a transformação de Iansã em borboleta nasce do medo do temperamento de Xangô, e por conta disso procurou seu amigo Exu que a concedeu o poder de mutação em borboleta, toda vez que tivesse medo. Ela também apresentava outra transformação da fauna que era a magia de se transformar em búfalo, em segredo.

Magia de Oyá Oníra para harmonia no amor:
Torre 250g de feijão fradinho no açúcar mascavo e coloque por cima das folhas. Compre 9 quindins e coloque por cima do feijão. Despetele por cima de tudo uma rosa cor-de-rosa e outra amarela. Arrie esta magia à beira de um rio fazendo os seus pedidos com fé a Oyá Oníra.

Inhaça, Iança ou Iansã é a guerreira mais valente das Yabás (Orixás mulheres) com temperamento forte e personalidade marcante.