Como hidratar um cão doente?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Dê pequenas porções com espaços entre 3 a 4 horas. É importante manter o pet sempre bem hidratado, principalmente em casos de diarreia ou de vômito, já que o animal perde muito líquido. Deixe água fresca e limpa sempre ao alcance do animal.

Para fazer o soro caseiro, você vai precisar de:

  1. 1 litro de água mineral;
  2. 1 colher de chá de sal;
  3. 3 colheres de sopa de açúcar;
  4. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  5. Suco de meio limão.

COMO DAR SORO PARA CACHORRO E QUAL A QUANTIDADE RECOMENDADA?

  1. Para filhotes são 3 colheres de sopa;
  2. Animais com até 2,5 kg é recomendado de 4 a 5 colheres de sopa;
  3. Animais com até 5 kg pode dar de 6 a 7 colheres de sopa;
  4. E animais acima de 5 kg medir ¼ de xícara para cada 2,5 kg do peso do animal.

Nada é melhor que a água
Apesar de tudo, nada é melhor do que oferecer água, bem fresca e limpinha, para o seu cão. Ela contém os minerais necessários para mantê-los saudáveis e pode ser oferecida sem restrição alguma.

Especialmente utilizado nos casos de cachorro desidratado, o soro para cachorro ajuda a repor líquidos que estão em falta no corpo do animal, seja por conta de diarreia, calor em excesso ou alguma alteração de saúde que leve ao quadro de desidratação.

Para saber se o seu cachorro está desidratado, puxe, sem pressionar muito, a pele do animal atrás do pescoço. Em seguida, estique e deixe-a soltar. Em um cão hidratado, a pele deve voltar rapidamente ao lugar. Se você soltar a pele e ela voltar lentamente, seu cão provavelmente está desidratado.

A sopa de galinha com legumes é uma boa opção para o cão que está com falta de apetite. Como tem a presença de proteína da carne e de diversas vitaminas dos legumes, a sopa vai estimular o apetite do pet.

"Se o animal está com a saúde em dia, mas se recusa a comer por questões comportamentais, pode-se oferecer alimentação úmida própria para os animais (sachês e pastas). Pode-se também misturar alguma fonte de proteína na ração, como ovo cozido ou carnes cozidas com pouca gordura e sem tempero algum.

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Acabe com cólicas e desintoxique seu cachorro
A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia as cólicas. Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia.

Confira cinco dicas para abrir o apetite do cachorro:

  • Leve-o para um passeio antes das refeições.
  • Brinque com ele.
  • Use brinquedos interativos com dispenser para petiscos.
  • Ofereça petiscos (nunca em excesso).
  • Misture sachê para cães à ração seca.

Se o pet estiver relutante e sem beber água durante um longo período, por exemplo, o cachorro pode tomar soro caseiro para suprir suas necessidades, já que isso ajuda a repor os nutrientes e sais minerais perdidos em caso de vômitos e diarreia.

Para abrir o apetite de cachorro você pode oferecer outros alimentos. Para fazer isso, recomendamos adicionar carnes magras, como frango e peru, pedaços de presunto sem sal, cenoura, iogurte desnatado e frutas na dieta de seu amigo peludo.

Em qualquer farmácia podemos encontrar soro fisiológico para hidratação oral que também podem ser dados aos nossos pets, como soro fisiológico para cachorro mas, se você não tiver esta possibilidade, você mesmo pode fazer soro para cachorro caseiro. Confira a receita a seguir.

Como ajudar o cachorro doente
Neste caso, podem ser oferecidos alimentos ricos em vitaminas (B6, B12, selênio). Legumes e frutas são exemplos. A cenoura, por exemplo, é fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Condicionador caseiro para cães com babosa
Para fazer isso, basta diluir duas colheres de sopa do gel da babosa em dois copos de água. E se o pelo do animal estiver em muito mau estado, recomendamos adicionar uma ou duas colheres de sopa de óleo de coco para realçar os efeitos do condicionador caseiro para cães.