Como hidratar o cogumelo?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Independente do prato escolhido, para hidratar o funghi secchi basta acomodá-los num recipiente e despejar água fervente, até que todos estejam cobertos. Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos. Em seguida, descarte o caldo e repita o processo deixando em repouso por mais 15 minutinhos.

Confira como fazer:

  1. Lave bem os cogumelos em água corrente.
  2. Acomode-os em um recipiente e cubra-os com vinho tinto ou branco.
  3. Deixe-os submersos por mais ou menos 4 horas. ...
  4. Depois de hidratados, tire o funghi do líquido, exprema-o e use em sua receita.
  5. Aproveite o vinho para utilizar no molho de sua receita.

Para que serve o Funghi Seco? O Funghi Seco desidratado tem sabor forte e defumado e é muito utilizado em molhos, risotos e massas.

Observe se os cogumelos aparentam secos e quebradiços. Tateie o pezinho e o chapéu e verifique se este não está murcho e sem consistência. Estes sinais indicam que não deve ser consumido. Tente perceber através do cheiro do cogumelo algum indicio de odor de amônia, indicando também deterioração.

O ponto ideal é aquele que deixa o cogumelo macio, suculento e levemente firme. O segredo é refogar o shimeji na panela por no máximo quatro minutos ou até o cogumelo ficar mais murchinho. Se passar do ponto e cozinhar demais, o cogumelo pode ficar borrachudo.

É importante destacar o cuidado com as doses quando for consumir. De 0,5 a 1,2 gramas desidratadas, a pessoa colhe efeitos leves; com 1,2 a 3 gramas, são efeitos moderados; e mais de 3 gramas geram efeitos intensos. É bom preparar o ambiente.

A psilocibina é normalmente consumida por via oral, como em chás ou em alimentos. Cogumelos desidratados também podem ser esmagados em um pó e preparados em forma de cápsula para melhor ingestão. Alguns usuários revestem os cogumelos com chocolate – para tirar um pouco do amargo característico.

Evite o consumo de espécies silvestres. Se esse é um alimento de seu interesse, pesquise e estude as espécies antes do consumo. Não colha cogumelos em áreas contaminadas. Sempre cozinhe os cogumelos antes do consumo.

Independente do prato escolhido, para hidratar o funghi secchi basta acomodá-los num recipiente e despejar água fervente, até que todos estejam cobertos. Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos. Em seguida, descarte o caldo e repita o processo deixando em repouso por mais 15 minutinhos.

Funghi Porcini
Seu paladar forte, puxa o acompanhamento para as carnes vermelhas ou molhos para massas. Sendo assim, a melhor pedida é um vinho tinto. Aposte em um Syrah ou Sangiovese. Um pouco do vinho com água também é também uma boa opção para hidrata-los antes de cozinhar.

Quando não é indicado. O uso de cogumelos alucinógenos não deve ser feito junto com outras drogas, como bebidas alcoólicas, maconha, ecstasy ou cocaína. Pessoas que usam medicamentos psiquiátricos não devem usar cogumelos alucinógenos.

Cogumelo shimeji

Cogumelo shimeji
Aliás, ele é considerado por muitos a variedade mais saborosos, seja o shimeji branco ou shimeji preto. Fornece nutrientes como o fósforo, magnésio e potássio, além de ser uma ótima fonte de proteínas vegetais.

Os cogumelos que contam com a substância alucinógena chamada psilocibina causam alucinação, delírio, pânico, ansiedade, e mal-estar geral.

Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura, alucinações visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

Uma vez colhidos os cogumelos, só se pode mantê-los na geladeira durante algumas semanas.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

Você pode comer os talos dos cogumelos sim! Seja de qual tipo ele for: shimeji, shitake, paris, eryngui, portobello, em todos estes os talos são comestíveis e seguros para serem utilizados em receitas.

Sugerimos não lavar, mas vamos esclarecer um ponto: – Os cogumelos são cultivados em substratos que, antes de receberem a semente (micélio), são pasteurizados ou esterilizados. Sendo assim, ficam perfeitamente limpos, livres de microrganismos ruins.

R$ 12,50 por grama.