Como hidratar a pele do bebê Recém-nascido?

Perguntado por: atrindade8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Confira 5 dicas para manter a pele do bebê hidratada

  1. 1 – Use produtos feitos especificamente para bebês. ...
  2. 2 – Proteja o bebê contra o frio, mas sem exageros. ...
  3. 3 – Se atente a temperatura da água durante o banho. ...
  4. 4 – Use umidificador de ar em tempos secos. ...
  5. 5 – Hidrate a pele do bebê ...
  6. 6 – Faça uma massagem no bebê

Seguro para usar desde o primeiro dia de vida do bebê. Hipoalergênico (formulado para minimizar o possível surgimento de alergia). Testado por dermatologistas.

Se, depois que os novos nascerem, o desconforto continuar, peça para o pediatra indicar um condicionador, que deve ser neutro, assim como todos os outros produtos utilizados no recém-nascido. Não use nenhum outro tipo de óleo.

São eles:

  1. lavar o rosto do bebê uma ou duas vezes ao dia.
  2. usar sabonete hidratante específico para os bebês.
  3. secar o rosto cuidadosamente.
  4. não cutucar ou espremer as áreas machucadas.
  5. não usar produtos gordurosos ou oleosos nas acnes.

Deve ser aplicado por um adulto ou sob sua supervisão. Não use em pele irritada ou lesionada. Evite contato com os olhos, boca e narinas. Em caso de ingestão acidental do produto, procure um médico imediatamente.

Acontece que o tecido epitelial ainda não está totalmente maduro e a pele é mais fina, sensível e delicada. Isso quer dizer que ela perde água e outros componentes hidratantes com muito mais rapidez que a dos adultos, então, é normal o ressecamento de vez em quando.

Se você quer manter a higiene dos cabelos do seu pequeno, utilize apenas produtos infantis. “Opte pelos produtos com pH neutro. E não há necessidade de usar condicionador nos primeiros meses. Outra dica é que o banho seja rápido, e a água deve estar com a temperatura de 37 °C”, recomenda a médica.

Os óleos de semente de girassol e de amêndoa não promovem efeitos prejudiciais na pele e seu uso pode melhorar a hidratação do estrato córneo. Esses óleos podem ser usados por profissionais para hidratar a pele de bebês prematuros.

Óleos vegetais, como o de coco, o de semente de uva e o de amêndoas são ricos em ácido linoleico e tendem a ser mais adequados para bebês, porque ajudam a proteger a barreira da pele, mas não há muitos testes com a pele de bebês. Outra opção são os óleos minerais não perfumados, derivados do petróleo.

Uma coisa é certa: hidratante ele é, e tem potencial regenerador. Por isso, pode ser usado no rosto sim.

Embora seja uma substância natural, que não fará mal ao ser aplicada na pele, e com diversas propriedades benéficas comprovadas, ainda não há evidências científicas quanto à absorção do leite materno pela pele e sobre a intensidade dos efeitos.

Todos os dias, após o banho, hidrate cuidadosamente todo o corpo e o rosto do bebê. Se a pele do seu bebê for muito sensível, utilize o Hidratante Calmante. Você pode aquecer o produtos na ponta dos seus dedos. Dessa maneira, seu bebê não vai se assustar com a temperatura do hidratante e vai aceitá-lo mais facilmente.

O tratamento (e medida preventiva) mais importante para pele ressecada e eczema é manter a pele bem hidratada. Lave o bebê todos os dias com água morna, por não mais de 10 minutos, e aplique um hidratante espesso na pele molhada.

A maneira mais indicada para retirar as casquinhas é passar óleo para bebês ou óleo de amêndoas, suavemente, com a ajuda de um algodão embebido no couro cabeludo do bebê cerca de 30 minutos antes do banho.

– HIDRATAÇÃO: Geralmente deve ser feita após o banho. Abuse do hidratante! Para a pele mais sensível dos bebês são preferíveis os hidratantes sem cheiro e com pH neutro. Escolhas cremes com maior consistência caso a pele esteja ressecada.

Frutas laxativas (mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica), vegetais de folha cozidos (escarola, almeirão, brócolis e couve), quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso.

Desidratação – Verifique se o bebê está ingerindo bastante líquido. Se ele ainda se alimenta exclusivamente de leite materno, aumente a sua ingestão de líquido. E é importante entender se a produção de leite é suficiente e se a criança está amamentando bem.

O que posso fazer?

  1. Tente acolher e consolar seu bebê com carinho;
  2. Faça massagem com movimentos no sentido horário, carinhosamente, na barriga;
  3. Dobre as pernas sobre a barriga, fazendo uma pressão delicada;
  4. Faça movimentos de “bicicletinha” com as pernas;
  5. Coloque o bebê na posição como se fosse de cócoras;

A pele do bebê descascando é algo comum nos recém-nascidos. Na maioria dos casos, basta seguir uma rotina de higiene e usar os produtos adequados para manter a pele hidratada, além de escutar o(a) pediatra, principalmente se você notar que a descamação persiste.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

A indicação para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez ao dia! Essa frequência evita infecções no couro cabeludo e também o ressecamento e outras complicações. Após o primeiro mês de vida, você pode espaçar a frequência em que lava o cabelo do seu filho.