Como hidratar a pele do atabaque?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para hidratar o couro você pode passar um hidratante comum de pele (sem cheiro), ou qualquer óleo de origem vegetal hidrata a pele e da mais durabilidade ao couro, pode ser azeite doce, dendê ou até mesmo manteiga de carité(banha de ori), passe um pouquinho e espalhe bem e tire o excesso com um pano seco.

Carregue um produto hidratante na bolsa e borrife no corpo durante o dia. Se o calor estiver grande e você sentir sua pele ressecada, repuxando, borrife águas termais ou águas dermatológicas no corpo durante o dia. Além de refrescar, são super práticas para hidratar e impedir o ressecamento da pele.

A ureia é um agente orgânico hidratante muito utilizado devido à sua capacidade de retenção de água na barreira epidérmica (higroscopia). Sua presença natural na parte mais superficial da pele está evidenciada na literatura, constituindo cerca de 7% do fator de hidratação natural da pele.

Basta colocar o couro de molho na água para amolecer e ir para a montagem do tambor. Neste molho, é bom tirar o couro e lavá-lo com sabão de côco para tirar restos de estrume, urina e sangue do pêlo. Volte ao molho adicionando água sanitária à água.

Misture 500 ml de água com uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e passe o material nos bancos com ajuda de um pano macio apenas umedecido, nunca molhado. Espere pelo menos uma hora e use um tecido limpo e seco para remover o excesso de produto que possa ter ficado.

Nunca use álcool ou qualquer outro material de limpeza para limpar sua bolsa de couro. No dia a dia, para mantê-la limpa, passe um pano úmido e deixe-a secar a sombra; é o suficiente para mantê-la, com higiene, em ordem.

Por falar em produtos, o ideal, para a limpeza de banco de couro, é usar apenas água e sabão neutro (que pode ser um detergente diluído). Na hora de esfregar, lembre-se de fazer movimentos mais suaves, para não danificar o couro.

CONSAGRAÇÃO DOS ATABAQUES
Coloque os atabaques em cima do pano que irá cobri-lo quando não estiver sendo usado. Cobrirá o couro. Não precisa cobrir todo o atabaque. Circule com velas brancas que representam as sete linhas ou com velas da cor dos Orixás ou Orixá a quem deseja consagrar os atabaques.

Use óleo de laranja ou azeite de oliva para tratar o local. Passe o produto no arranhão e nas áreas vizinhas fazendo movimentos de polir com um pano úmido. Esse tratamento também vai condicionar o couro. Não exagere, pois o óleo pode deteriorar o material com o tempo se for usado em excesso.

Rosto: Para preparar a máscara, coloque em uma tigela uma colher de sobremesa de pó de café e uma colher de água. Para potencializar a ação, coloque cinco gotas de óleo essencial de café. Misture e passe na pele, deixe agir 20 minutos e enxágue bem o rosto. Essa pasta também pode ser feita para esfoliar a pele.

  1. MEL. Por ser um antibactericida, o mel orgânico é um ingrediente efetivo no combate à acne. ...
  2. SORO DE LEITE COALHADO. ...
  3. Como fazer: umedeça um pano limpo no soro de leite coalhado e deixe-o no rosto entre 10 a 15 minutos. ...
  4. ÓLEO DE COCO. ...
  5. ABACATE. ...
  6. PEPINO.

Combine duas colheres de sopa de mel com um ovo batido. Misture com uma colher de sopa de suco de limão e aplique no rosto, massageando suavemente. Sentirá a pele se esticar. Deixe por 20 minutos e limpe o rosto com leite desnatado morno.

Isso porque o nosso xixi carrega uma quantidade expressiva de ureia - e é clinicamente provado que ela faz bem para a pele. Ela consegue exfoliar pele seca e, ao mesmo tempo, manter a água dentro da pele hidratada, sendo um ingrediente importante de boa parte dos hidratantes.

Ureia é estável, sem fragrância, umectante e emoliente, que hidrata e restaura a maciez da pele especialmente seca e áspera. Ureia aumenta efetivamente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade e age como um queratolítico suave, podendo melhorar a absorção de antiinflamatórios tópicos na pele.

Basta usar o azeite de cozinha. Isso mesmo, o produto é capaz de dar brilho e maciez ao couro, conferindo uma hidratação potente.

A limpeza remove parte da hidratação natural. A dica, então, é passar vaselina líquida (encontrada em farmácias) ou hidratantes para couro (disponíveis em supermercados). "O couro é como a pele humana. Se não for hidratado frequentemente, ficará ressecado e terá rachaduras", diz Hassegawa.

Uma dica barata e eficiente é passar um pano umedecido com óleo Johnson (aquele de bebê) nos assentos e partes em couro. “Depois é só retirar o excesso com um pano seco”, recomenda Ademar da empresa Arte em Couros. A vaselina líquida é outra opção.

Então para hidratar suas peças de couro o ideal é usar um produto específico, ou optar por hidratantes à base de componentes naturais ou óleos vegetais. O mais importante é certificar-se de passar o hidratante homogeneamente por toda a peça, para evitar manchas.

Uma boa dica é passar um pouco de hidratante na bolsa, para manter o couro hidratado. Não há necessidade de ser um produto específico para couros, um hidratante corporal comum dá excelentes resultados! Guarde a bolsa em locais arejados, protegidos de exposição desnecessária à umidade e poeira.

Reidratando o couro com um condicionador. Limpe a peça com um produto de limpeza próprio e uma flanela. Usar um limpador de couro é a melhor forma de preparar a superfície para o reparo. Borrife um pouco dele na flanela e limpe qualquer sujeira.

Use Hidratante corporal para amaciar o couro
É interessante também colocar um pouco de hidratante no interior do calçado, mas sem exageros para não estragar o forro. Isso ajuda com que a estrutura do calçado amoleça e agrida menos o pé. Aplique o produto principalmente nas partes onde o incômodo é maior.