Como habilitar o TRIM em seu SSD?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 10 votos

Como habilitar o comando TRIM no meu SSD?

  1. Use a combinação de teclas WinKey + X e clique em “Prompt de Comando (Admin)” para abrir o prompt com permissões de administrador. ...
  2. Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte, sem as aspas: “fsutil behavior query disabledeletenotify” e tecle “Enter”;

O comando Trim informa ao SSD quais células podem ser apagadas durante o tempo ocioso, o que permite à unidade organizar as células preenchidas por dados e as células vazias prontas para gravação, evitando limpezas e regravações desnecessárias.

Geralmente os SSDs são automaticamente configurados para rodar em modo AHCI, mas se quiser ter certeza que o modo está ativado, aperte Windows + Pause Break > Vá em Gerenciador de dispositivos > Na guia "Controladores ATA/ATAPI" veja se ali existe o item com o nome AHCI, se existir, o SSD já está configurado neste modo ...

Para verificar se o TRIM está ativado:
Clique no botão "Iniciar" no seu computador e digite cmd. Passo 2. Clique com o botão direito do mouse em "Prompt de Comando" e escolha "Executar como administrador". Se o resultado da consulta for DisableDeleteNotify = 0, o suporte ao TRIM será ativado no seu SSD.

Otimização de SSD Parte 3: a segunda dica também é básica: execute a Limpeza de Disco do Windows e depois a limpeza do CCleaner (que remove arquivos temporários dos navegadores que não são removidos pela Limpeza de Disco) para remover alguns gigabytes de arquivos desnecessários – principalmente com a eliminação de uma ...

Vá até o Command bar e digite “TR”, confirmando com um dois enter. Clique diretamente nas linhas que você deseja cortar e está pronto. Deseje linhas como o desenho da esquerda. Em seguida, acione a ferramenta Trim e corte as linhas verticais que ficaram “sobrando” pra cima.

O principal motivo para nunca desfragmentar o seu SSD é simples: não há nenhum ganho nisso. Diferente dos HDs que com a desfragmentação levam os dados para mais perto do leitor para que ele se movimente menos e acesse mais rápido às informações, no SSD não há movimento mecânico, logo o processo não tem esse efeito.

O comando trim apara ou estende objetos, um em relação a outro, ajustando o comprimento ou eliminando parcialmente trechos.

O TRIM é um comando que é enviado ao SSD e informa as páginas ou blocos que podem ser marcadas como inválidas. Páginas inválidas são aquelas que armazenam arquivos já apagados pelo usuário. Essas páginas inválidas passarão pelo processo chamado de 'coleta de lixo', que todo SSD realiza.

Verificando se o TRIM está ativado e como habilitá-lo

  1. Pelo menu iniciar, procure pelo “Prompt de comando” e execute-o como administrador;
  2. Entre com o comando: fsutil behavior query DisableDeleteNotify.

TRIM é uma função de manipulação de sequências que manipula todos os tipos de dados de sequência (BIT, BLOB e CHARACTER) e remove os singletons no começo e no final de uma sequência.

Existem softwares que auxiliam a determinar a vida útil de um SSD. Eles fazem isso a partir do cálculo de ciclos já realizados. É o caso do SSD Life, disponível em versão portátil e também para ultrabooks.

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Acessar o Gerenciador de Dispositivos do Windows
Procure por uma unidade que contenha "SSD" no nome, ou verifique se o fabricante e modelo são de um SSD conhecido. Se encontrar, o seu notebook possui um SSD.

Por padrão, a função TRIM remove o caractere de espaço das extremidades inicial e final da cadeia de caracteres. Esse comportamento é equivalente a LTRIM(RTRIM(@string)) . Para habilitar os argumentos posicionais LEADING , TRAILING ou BOTH opcionais no SQL Server 2022 (16.

Na versão em português, Trim é o comando Aparar (atalho de teclado AP) e o Offset é o Deslocamento (atalho de teclado DESL).

Abrir arquivos e programas é muito mais rápido no SSD porque o acesso à memória flash é instantâneo. Com esse tipo de tecnologia, a velocidade de gravação e leitura de dados é de 500 MB/s, em média, podendo passar de 7.000 MB/s nos modelos mais avançados.

Em relação a velocidade, o SSD pode ser até 20 vezes mais rápido para gravar informações do sistema. Essa rapidez é possível graças a memória flash, que faz uso de correntes elétricas para transmitir os dados. Com maior velocidade, o tempo de iniciação do sistema, transferências e carregamentos diminuem.

Em outras palavras, uma unidade de estado sólido pode ler até 10 vezes mais rápido e gravar dados até 20 vezes mais rápido do que uma unidade de disco rígido, segundo fabricantes. A desvantagem do SSD ainda é o preço, tanto para um drive SSD externo como para o componente em um notebook ou desktop.

Uma variável array em Java pode ser declarada como qualquer outra variável, acrescentando colchetes [] após o tipo de dados declarado. Arrays são objetos em Java. Assim, podemos descobrir seu tamanho usando o atributo length do objeto. Os elementos em um array são indexados a partir de zero.

O comando “O” ou “Offset” é responsável por fazer a cópia para o lado (offset) de linhas, polilinhas, arcos e círculos. O comando inicialmente irá te perguntar qual será a distância do offset, esta distância pode ser introduzida manualmente ou através de dois cliques com o mouse com a distância desejada.