Como guardar os bulbos de amarílis?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como conservar bolbos no outono e inverno

  1. Aguarde que a planta seque. ...
  2. Deixe secar antes de guardar. ...
  3. Limpe bem os bolbos. ...
  4. Armazene-os individualmente envolvendo-os em jornal. ...
  5. Guarde todos os bolbos da mesma planta numa caixa de papelão ou de madeira. ...
  6. Rotule as plantas. ...
  7. Conserve em local seco e fresco.

A época ideal para plantar amarílis é no outono, por isso estará pronta para florescer na primavera/verão. Assim como outras plantas bulbosas em geral, a amarílis requer condições específicas de crescimento como luz, temperatura, umidade e vento.

As amarilis ou açucenas podem ser cultivadas dentro de vasos ou em canteiros externos em climas mais quentes. "Muitos florescerão ano após ano, desde que recebam um período de dormência em um local fresco e escuro por dois meses sem água ou fertilizante", explica Marcos.

Após as flores da amarílis murcharem, corte os caules e folhas secas e mantenha as folhas saudáveis.

A amarílis deve perdem a folhagem enquanto o verão termina e o outono começa. Quando isso começar a acontecer, comece a dar quantidades menores de água para ela, mas não deixe a terra secar por completo. Remova as folhas mortas.

a amarilys e se você quiser aprender. a plantar essa planta essa flor linda que vem comigo vou mostrar agora pra. vocês. ela plantada no chão após a mais linda se você tiver um jardim enorme solidão desde ter essa planta.

Amarílis ou Açucena
Se usada para presentear, essa flor significa saudade e admiração pela pessoa que vai recebe-la. Também é ligada a elegância e orgulho e a santíssima trindade quando está em um vaso com três flores.

A amarílis possui significados que variam conforme a cor, quantidade e até mesmo o contexto em que ela é oferecida. Pode simbolizar tanto a angústia e a tristeza pela perda da pessoa amada, como também altivez, elegância e graça. Por ser muito glamourosa, oferecer uma flor de amarílis a alguém, indica admiração.

A Amarílis é uma flor brasileira, super resistente ao clima tropical e adaptável – ela pode ser cultivada no jardim de todos os cantos do país.

Existem dezenas de variedades de cores dessa flor, atualmente estima-se 20 delas e de vez em quando, acabam surgindo mais tonalidades. Então, veja algumas das mais conhecidas flores de amarílis: Branca (Com interior amarelado em tom pastel);

Se você segue regando e adubando a planta regularmente ao longo do ano todo, a amarílis não entra em dormência, fica só no estado vegetativo. Dá para tentar simular o clima do ambiente de onde essas plantas vêm mas, já adianto, é difícil e não é garantia de flores.

A espécie deve ser regada até três vezes na semana, atentando-se para não manter o solo encharcado e reduzir a rega durante o período de hibernação da planta, ou seja, quando suas folhas se secam e da planta se mantém apenas o bulbo.

Essas plantas precisam de cuidados especiais. Como elas já tem reserva de água nos bulbos e tubérculos, elas precisam de menos rega do que as plantas com raízes tradicionais. É importante também regar sempre o substrato, evitando molhar a estrutura dos bulbos e tubérculos, para que não apodreçam.

As folhas da amarílis podem ficar amareladas por diversos motivos, como excesso ou falta de água, falta de luz, excesso de fertilizante ou doenças. Se as folhas estiverem muito amareladas, é possível que a planta esteja em estresse hídrico.

Cortar flores murchas de uma planta é algo muito comum na jardinagem. Embora possa parecer estranho podar as flores do seu crisântemo, cortar as flores murchas é de fato um processo extremamente saudável para as suas plantas, deixando-as mais limpas e belas.

Folhas secas e flores murchas também precisam ser removidas. Para fazer nascer um novo ramo, corte-os logo acima do pequeno nó e para remover o galho todo, corte-o rente ao caule ou ramo maior. - Em algumas plantas existe um galho que costuma ser maior e mais “vivo” que os outros.

Nunca corte as folhas verdes e saudáveis, apenas as que estão murchas. Se notar que um galho todo está prejudicado, não há problema em retirá-lo com a tesoura. Termine cortando os galhos mais longos, mas sempre evitando o caule.

Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°.
Vasculhe o vegetal à procura de folhas e partes marrons ou descoloridas (ou, em algumas espécies, ressecadas ou murchas). Arranque-as um pouco depois da área afetada fazendo um ângulo de 45° com a tesoura.

Na maioria dos casos, é ideal fazer a poda quando surgem os ramos laterais, cortando os mais baixos e não produtivos. Além disso, é recomendado realizar a poda quando a planta tem menor atividade metabólica, o que acontece geralmente no inverno ou após a frutificação ou floração.