Como guardar o restante da tinta de cabelo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Como guardar a tinta? Se quiser guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto e sempre na posição vertical. Limpe bem a borda das latas e mantenha-as fechadas em local que não tenha muita umidade ou calor para não acelerar o processo de oxidação, o que ocasiona a perda da validade da tinta.

Lata de tinta vazia deve ser encaminhada para um local de reciclagem, como uma cooperativa de catadores de material reciclável ou empresas de sucata. Também se recomenda furar as latas para evitar reuso e contaminação e esperar que o resto de tinta que fica na embalagem seque, antes de enviar para a reciclagem.

O recomendado é não dividir o kit de tintura. A quantidade existente em cada kit é especialmente formulada para o resultado adequado de cor e única aplicação. Não é aconselhado que as medidas propostas no kit sejam alteradas.

Pode pintar o cabelo duas vezes no mesmo dia? Se não quiser arriscar ter danos muito sérios, é melhor evitar. Algumas mulheres não respeitam o intervalo para colorir o cabelo e optam por um curto período para passar uma nova coloração. Porém, essa ação pode deixar os fios mais porosos e, até mesmo, quebradiços.

Evite guardar tintas já diluídas, isso diminui a vida útil delas além de evitar fungos, apodrecimento e mau cheiro.

A tinta tem validade de dois anos depois de aberta. Para obter a melhor durabilidade possível, recomendamos que ela não seja completamente diluída assim que for usada. A tinta diluída não pode ser reutilizada, perdendo as propriedades e até causando mau cheiro.

O banho de brilho com tinta é um procedimento que mistura tintura com creme de tratamento para realçar a cor dos cabelos tingidos que estão desbotados e ao mesmo tempo tratar os fios.

Se houver grumos ou pelotas, ela não está mais adequada para uso e deverá ser descartada. O prazo de validade da tinta depende do seu tipo.

Segundo nosso especialista em pintura, o ideal é guardar a lata em um lugar coberto, sem umidade ou calor excessivo, sempre na posição vertical e sem movimentação. Vale destacar que as tintas que ficam acondicionadas por muito tempo podem formar uma película resultante da ação do ar.

Por outro lado, se colocarmos mais creme oxidante do que coloração na mistura, o resultado será o desbotamento, pouca fixação da cor e fios muito porosos devido ao excesso de oxidação.

Ao misturar os dois produtos, você tem uma pigmentação mais eficaz e intensa, além de ter seus fios revitalizados. Além disso, a hidratação composta pela máscara de tratamento e óleos naturais consegue reduzir a ação da tinta, fazendo com que o procedimento não seja tão intenso como uma coloração, propriamente dita.

A coloração funciona em cabelos naturais que nunca foram tingidos, adicionando um novo tom ou nuance aos fios, assim como também serve para quem quer escurecer o tom. Por outro lado, não é recomendado aplicar a coloração em cima de outra se a intenção for clarear os fios, isso porque “tinta não clareia tinta”.

Tinturas permanentes danificam os cabelos
O dano ocorre porque a água oxigenada (peróxido de hidrogênio, também conhecida como OX) não sabe o que é melanina ou o que é queratina e acaba despigmentando e consumindo a queratina ao mesmo tempo.

Você não deve lavar o cabelo imediatamente antes de tingi-lo, pois isso remove os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo de coloração. Por outro lado, é melhor fazer o permanente primeiro, para evitar que o processo danifique sua nova cor.

Esperar pelo menos 48 horas para lavar os cabelos após a transformação é essencial para evitar o desbotamento e a oxidação precoce da cor.