Como guardar o peixe na geladeira?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Antes de refrigerar um peixe, lave-o em água fria e seque-o com um pano limpo ou papel-toalha. Em seguida, embrulhe o peixe limpo em papel manteiga. , filme plástico ou papel alumínio e guarde-o no gelo ou na geladeira.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o peixe fresco e descongelado deve ser consumido em até dois dias. Caso contrário, pode começar a apodrecer e causar mau cheiro na sua cozinha. Além disso, depois desse período, ele perde suas propriedades nutricionais.

Recomenda-se que os peixes sejam mantidos no congelador de 3 a 5 meses, com uma temperatura que deve ser mantida a -18º. Todo peixe que vai ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O processo de congelamento deve ocorrer logo após a compra do produto, se não for consumido imediatamente.

Deixe os filés de peixe absorverem o tempero entre 3 a 4 horas ou de um dia para o outro.

O TudoGostoso não indica congelar peixe cru temperado, porque diminui a vida útil do alimento, além de ressaltar o sabor dos temperos. Embora isso possa parecer bom, no caso dos peixes não é, já que são carnes mais sensíveis que absorvem o tempero e o sal muito rapidamente, podendo deixá-la ressecada.

Aprenda aqui algumas formas de temperar peixe. 1 - A forma clássica de tempero é também a mais simples: Basta regar o peixe com suco de limão, sal e pimenta do reino. Depois de temperado, basta deixá-lo na geladeira para o sabor incorporar e já está pronto.

Cozido e preparados peixes podem ser mantidos por 2 dias em pote hermético no fundo da geladeira.

Uma vez limpo, convém colocá-lo em cima de um prato e envolvê-lo com um pano ligeiramente úmido. Em qualquer hipótese, deve guardar o peixe na geladeira com o invólucro que veio da peixaria. Também é importante colocar o peixe na área mais fria da geladeira.

À medida em que o peixe cru vai envelhecendo, é normal que sua camada externa fique mais úmida, desenvolvendo uma camada mais fina, com textura de gosma. Essa camada é um indicativo de que o peixe está estragando e, caso ela esteja mais grossa, o produto está totalmente estragado.

PEIXE CRU – não deve ser temperado antes de congelar. No caso de filés, você pode congelar eles individualmente e depois sim pode juntar todos na mesma embalagem, assim eles não vão se grudar. CAMARÃO – pode congelar com casca, mas sempre retire a cabeça para não estragar.

A melhor forma de armazenar até o preparo/consumo final é em saco plástico apropriado para alimentos e em seguida em recipiente de vidro com tampa, longe dos demais alimentos. Evite recipientes plásticos para que não fique com odor do peixe.

Evite produtos que estejam cobertos de blocos de gelo, de forma que não consiga visualizar a cor, corte e aparência do peixe. Extremidades amarelas são um sinal de desidratação, indicando que o peixe está há muito tempo congelado.”

Como congelar peixe
Separe em saquinhos próprios para congelar ou papel aderente de forma individual, ou seja, cada filé separado. Além dos saquinhos coloque as porções que serão utilizadas em potes herméticos com água pela metade. Isso formará uma crosta de gelo e garantirá a qualidade do peixe.

Quando você põe limão em um peixe, por exemplo, a alteração da coloração e da aparência, que fica com o aspecto de cozido, é o que faz as pessoas pensarem que o alimento efetivamente cozinhou.

O hábito de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, pode trazer riscos à saúde. É que, durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia. “A bactéria que está no frango, você vai cozinhar, você vai matar.

Primeiro temos que deixar o peixe marinando por no mínimo 12 horas, para isso utilize um pote com tampa, forre o fundo com os filés.