Como guardar a tinta que sobrou?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Como guardar a tinta? Se quiser guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto e sempre na posição vertical. Limpe bem a borda das latas e mantenha-as fechadas em local que não tenha muita umidade ou calor para não acelerar o processo de oxidação, o que ocasiona a perda da validade da tinta.

Evite guardar tintas já diluídas, isso diminui a vida útil delas além de evitar fungos, apodrecimento e mau cheiro.

Depois de limpar e fechar a lata é hora de escolher o local apropriado para armazenamento. O ideal é que seja guardada em um local arejado e seco, como indicado na própria lata. O calor em excesso endurece a tinta, portanto, evite deixar as latas expostas ao sol.

5 dicas para conservar as tintas que foram abertas

  1. #1 Não dilua toda a tinta.
  2. #2 Limpe a borda da lata.
  3. #3 Escolha o local apropriado para o armazenamento.
  4. #4 Guarde as latas de cabeça para baixo.
  5. #5 Cuide dos pincéis, trinchas e rolos.

Já as sobras de tintas que foram abertas devem ser bem fechadas, armazenadas em local fresco e seco e usadas dentro de dois anos. Depois de muito tempo guardada, a tinta normalmente se sedimenta e se separa em uma parte mais sólida e outra mais líquida.

19 Respostas. Importante é que consiga diminuir o ar dentro da embalagem, sendo a mesma embalagem, ela precisa estar bem fechada ou faça a transferência para galões pet ou vidros. Mantendo em lugar arejado, procurar usar assim que possível em reparos. As tintas podem durar até um ano.

Uma lata de tinta fechada conserva-se em boas condições entre 2 a 3 anos.

Base de água
Justamente por ser uma tinta menos agressiva ao meio ambiente, a solução pode ser descartada em ralos, tanques e vasos sanitários, mas somente se houver tratamento de esgoto na região (que evita que o composto chegue aos rios e aos córregos).

Ligue para um aterro local e informe-se sobre o processamento de materiais poluentes. Se precisa se livrar da aguarrás, deixe-a no recipiente original e leve-a até uma empresa para fazer o descarte corretamente. Despeje o solvente em um saco com areia de gato e leve para um aterro local.

Foi útil para você? No seu caso a tinta pode ser utilizada entre 15 e trinta dias, pois a partir do momento que foi diluída, ela ativa um processo de reação química e começa a deteriorar (apodrecer) e se for utilizada trará problemas no acabamento.

Quando a pessoa que vai pintar não segue as instruções impressas na embalagem e adiciona menos água que o recomendado para diluição, interfere diretamente no rendimento da tinta e na aplicação. Isso porque a solução fica mais densa, o que dificulta a distribuição de tinta pela superfície.

Dilua o produto
Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor.

Use sempre toda a tinta da lata e nunca lave a embalagem. Deixe os restos secarem por pelo menos 24 horas, pois a tinta seca não atrapalha o processo de reciclagem. Pequenas sobras de tinta líquida na lata podem ser retiradas com pincel ou espátula e passadas em jornal.

Supondo que a sua tinta seja látex, uma boa opção para amolecer tinta de parede é simplesmente utilizando água. Uma forma de fazer esse trabalho é colocar a tinta em um balde, levando em conta a medida de 120 ml de água para cada 4 L de tinta a ser diluída.

Empilhamento (estático) máximo, após envase: 8 latas.