Como germinar grama esmeralda?

Perguntado por: esalazar3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Com uma pá ou enxada é necessário umedecer a terra, revirá-la e posteriormente distribuir as sementes ou transplantar as mudas da grama esmeralda. Feito isso, tem-se que cobri-las com 1 camada de terra. Na sequência, pode-se molhar a plantação novamente, mas com cuidado para não transformar os canteiros em lodo.

Embora seja uma variedade resistente à seca, a irrigação é importante. Em períodos de chuva não necessita rega adicional, pois a grama esmeralda não resiste à água em excesso. Em período de seca, deve-se irrigar a grama constantemente, de modo que mantenha o solo úmido, porém não encharcado.

Poda periódica
A poda do gramado é um dos principais fatores para manter a vitalidade do gramado. Nos períodos chuvosos, a grama cresce mais rápido e pode exigir cortes a cada 15 dias. Já no clima seco, as folhas demoram mais para se desenvolver, aumentando os intervalos entre as podas.

Antes do plantio, é importante que o terreno seja limpo, não podendo ter entulhos, pedras ou blocos de solo desuniformes que possam dificultar a implantação. Por isto, além da limpeza, é muito importante que o solo seja preparado, de preferência arado, gradeado e nivelado.

Em geral, a grama costuma se espalhar rapidamente. Em média são 30 dias para a grama começar a enraizar definitivamente, mas é sugerido começar a andar por ela ou praticar esportes após 60 dias.

O preenchimento de areia protege a grama e proporciona estabilidade, também prevenindo rugas. Nota: grama artificial com fios amarelados também pode ser instalado com uma fina camada de areia para aumentar o tempo de vida e estabilidade do gramado.

Os grandes problemas de jogar a terra preta ou vegetal sobre o gramado é que além de elevar o nível da grama, o que pode se tornar um incômodo principalmente após alguns anos, normalmente trás sementes de plantas daninhas.

O gramado deve ser regado diariamente até o completo enraizamento. É importante que a rega aconteça sempre ao final do dia, para garantir que as folhas não sejam queimadas pelo sol e para que o gramado se mantenha úmido por mais tempo.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm. Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

areno-argiloso

Solo: O solo ideal para se plantar grama é o areno-argiloso, convenientemente suprido de nutrientes. Solos argilosos também podem ser utilizados, desde que o regime de chuvas seja adequado. Os mesmos devem ser profundos, com no mínimo 1 metro de profundidade; bem drenados; suficientemente úmidos e férteis.

Macia e resistente ao pisoteamento, as folhas da grama esmeralda são estreitas e médias, de cor verde-esmeralda e estolões penetrantes, que enraízam facilmente. Ela forma um perfeito tapete de grama devido ao entrelaçamento dos estolões com as folhas, dando grande beleza ao gramado.

- É possível pisar na grama logo após sua aplicação? Não. Enquanto não ocorrer o completo enraizamento dos tapetes de grama no local aplicado, deve-se evitar pisar no local, exceto para executar os procedimentos de manutenção.

Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.

A TERRA ADUBADA é ótima para manter a grama sempre bonita e saudável ajudando na manutenção e recuperação de gramados. A TERRA ADUBADA pode ser usada também para cobrir a grama bastando espalhar por todo o gramado.

Graziela, a grama-esmeralda precisa de sol e de adubação frequente para ficar bonita. Como você diz que seu pátio é sombreado, uma alternativa é trocar a esmeralda pela grama são-carlos ou pela grama-batatais.

Ela exige no mínimo 6h de sol por dia para apresentar um bom desenvolvimento.

É hora de fazer a cobertura do gramado utilizando uma misture com 70% de areia média e 30% de substrato apropriado para gramados, aplique uma camada fina sobre toda a área, sempre deixando as pontas das folhas descobertas, esse procedimento ajudará no nivelamento, cobrindo áreas com pouca cobertura de grama e ...

O ideal é realizar a adubação até o início do outono, sendo reduzida ou interrompida durante o inverno uma vez que há redução sua atividade metabólica das plantas de grama no decorrer das estações mais frias do ano.

As placas de grama devem ser alinhadas lado a lado para que enraízem e cresçam de forma uniforme. Bruna ainda salienta a importância da irrigação. “Logo após o plantio, é necessário irrigar bem a área de grama plantada”, dessa forma, a grama vai fixar no solo e crescer bonita e verdinha.

Cinco dicas para manter o gramado verde e impecável

  1. 1) Atenção básica.
  2. 2) Cuidado com o corte.
  3. 3) Mantenha o solo sempre irrigado.
  4. 4) Adapte seus cuidados de acordo com as estações do ano.
  5. 5) Realize sua manutenção com frequência.