Como gerar eletricidade estática?

Perguntado por: dmata5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Encha um balão, ate um fio ao nó do balão e esfregue o balão num pedaço de feltro ou numa camisola de lã. Se largar o balão o que é que acontece? Este fique colado ao teto. Este é o poder da eletricidade estática.

Como evitar eletricidade estática

  1. Use tecidos naturais, como algodão. Evite esfregar seus dispositivos em tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster.
  2. Se você estiver em ambientes fechados, use um umidificador.
  3. Hidrate a pele.

Existem várias fontes de energia que podem gerar energia para o nosso consumo. Entre eles, podemos citar água, lenha, carvão, óleo, ar e luz solar. Dessa forma, a usina tem a função de converter a energia desses elementos em energia elétrica, que varia com cada fonte.

Existem três formas distintas de eletrização: por atrito, por contato e por indução. Neste artigo, discutiremos detalhadamente cada uma delas, começando pela primeira. Na figura, o balão foi eletrizado por atrito e então atrai pequenos pedaços de papel.

A forma mais simples de eletrizar um corpo é atritá-lo com um material de composição diferente. Gerada a fricção, elétrons irão abandonar um dos corpos, aquele que perder elétrons ficará carregado positivamente, já aquele que ganhar as cargas negativas ficará carregado negativamente.

A eletricidade estática se acumula quando os elétrons pulam para frente e para trás entre dois objetos que possuem cargas elétricas opostas. Se você atravessasse um piso acarpetado, estaria coletando muitos elétrons pelo caminho.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

Isso acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra ou do que ela toca, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato resulta em uma troca de cargas elétricas. Todos já tivemos essa sensação desagradável.

Esse efeito, chamado de Descarga Eletrostática, se dá por conta da descarga da energia estática acumulada.

O físico explica que o choque ocorre quando a carga se dissipa no objeto ou na pessoa tocada. Quando o indivíduo faz contato com o chão, a energia sai para uma área maior, o que facilita a descarga. “Se você andar descalço, no chão, terra, você vai estar, de certa forma, se descarregando.

Benjamin Franklin

Iniciando sua pesquisa sobre estática, Benjamin Franklin deu início a vários experimentos científicos para que comprovasse suas teorias sobre eletricidade, como a que sugeria que ela e os raios teriam a mesma natureza.

A seguir, os principais tipos de produção de energia elétrica.

  • Energia hidrelétrica. As usinas hidrelétricas usam a força das águas para produzir eletricidade. ...
  • Energia eólica. ...
  • Energia solar. ...
  • Energia nuclear. ...
  • Combustíveis fósseis. ...
  • Biomassa.

Michel Faraday descobriu como gerar corrente elétrica movimentando um imã no interior de uma bobina ou vice versa. Esse movimento faz aparecer na bobina uma diferença de potencial que possibilita a geração da corrente elétrica. É possível explicar a corrente induzida em termos da força que age sobre os elétrons do fio.

A maneira mais popular e conhecida de fazer isso é através dos painéis solares. Isso porque, segundo a Resolução Normativa da ANEEL número 482 de dezembro de 2012, é permitido ao cidadão fazer a micro ou a minigeração distribuída de energia solar.

Os processos de eletrização dos corpos podem ocorrer de três formas: por contato, por atrito ou por indução.

Para eletrizar um bastão de metal por atrito é necessário segurá-lo com um material isolante para que as cargas elétricas não fluam para o nosso corpo, que é um condutor. Não é possível carregar isolantes por indução por que não existe um movimento real de cargas elétricas no seu interior.