Como gelar cerveja sem ter geladeira?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Existe uma maneira de gelar o conteúdo rapidinho! Separe um recipiente com muito gelo e água bem gelada e coloque sua garrafa ou latinha lá. Com a mão, gire a cerveja no próprio eixo o mais rápido que conseguir, por dois minutos. Ela vai sair do recipiente bem gelada!

Se sair da geladeira e deixar ela esquentar para temperatura ambiente, vai estragar propriedades dela, e vai comprometer o sabor dela.

na panela de pressão você vai fazer igualzinho. o outro teste água e gelo. a gente vai mexer essa panela por um minuto. e pra não estourar na tua cara. é só dar petelecos na lateral da lata.

quatro minutos

Gelo, sal e álcool
Apenas pegue um cooler ou até mesmo uma caixa de isopor, coloque dentro 500 g de sal, 500 ml de álcool e um saco de gelo e coloque as cervejas, mergulhando as latinhas ou garrafas. Aguarde por pelo menos quatro minutos e estarão geladas, prontas para beber.

Na caixa térmica, no cooler ou isopor, acrescente água e sal ao gelo. Essa dica é pura química: o sal diminui o ponto de congelamento da água, o que faz com que as latinhas ou garrafas fiquem ainda mais geladas em menos de 5 minutos. De tempos em tempos, é necessário retirar a água e adicionar nova água, gelo e sal.

Separe um recipiente com muito gelo e água bem gelada e coloque sua garrafa ou latinha lá. Com a mão, gire a cerveja no próprio eixo o mais rápido que conseguir, por dois minutos. Ela vai sair do recipiente bem gelada!

Solução de água, sal e álcool
Essa é uma das alternativas mais usadas para gelar cerveja, e ela funciona assim: em um cooler ou outro recipiente coloque as garrafas ou latinhas de cerveja, depois cubra totalmente elas com gelo.

Pegue as garrafas ou latinhas que você deseja gelar e embrulhe-as, separadamente, com pelo menos duas folhas de papel toalha. Molhe toda a latinha ou garrafa com água, ao ponto que o papel toalha fique encharcado e cole na embalagem da bebida. Agora coloque as embalagens no congelador.

Cervejas, principalmente as importadas, não suportam extremos de temperatura. Portanto, resfriar e depois voltar à temperatura lentamente (como no seu caso) não estraga a cerveja.

A perda de gás carbônico retira o chamado efeito frisante, que gera as pequenas bolhas presentes na cerveja, e a entrada de oxigênio promove oxidação, gerando substâncias com sabores desagradáveis. O resultado é a chamada cerveja choca.

Qual a temperatura ideal para a cerveja não congelar? Se formos observar a temperatura para a cerveja não congelar, o ideal é que ela nunca baixe de 0°C. Abaixo de zero, se inicia o congelamento. Uma temperatura de cerveja refrescante pode ser considerada entre 4°C e 6°C.

Lata gela mais rápido
VERDADE. Apesar de sua ótima proteção à luz, as latas de alumínio são mais vulneráveis às variações de temperatura. Gelar mais rápido pode ser uma vantagem para muitos. Porém, da mesma forma que ela gela mais rápido, ela também esquenta mais rápido.

A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor. Os físico-químicos chamam o líquido de "mistura frigorífica": GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.

A cerveja que gela mais rápido é em lata, definitivamente.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

2- Acrescente gelo com álcool ou com sal nas caixas térmicas. Isso ajuda a manter as temperaturas baixas; 3- Dê preferência às latinhas, ao invés das garrafas de vidro, que demoram mais para gelar; 4- Utilize suporte de EPS Isopor® para as latas.

Coloque 1 copo (medida maior) de gelo moído no saco plástico grande e acrescente a mesma medida de sal. Misture o gelo e sal e deixe derreter até obter uma fase líquida.

Tempo de conservação:
Normalmente, vão de duas a 8 horas. Mas alguns modelos maiores chegam até 16 horas de manutenção. Todavia, um diferencial é aumentar o tempo de conservação utilizando gelo ou uma bolsa de gel térmico.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

Opte por copos e canecas que tenham hastes, pois assim você vai evitar o contato com a bebida, não interferindo em sua temperatura; Leve uma bolsa térmica, elas são muito úteis, pois podem preservar a sua cerveja por até 4 horas.