Como gelar a Coca rápido?

Perguntado por: aandrade7 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Misture a quantidade de gelo que cubra a quantidade de bebida que você tenha dentro de um isopor ou caixa térmica. Coloque de 100ml a 250ml de álcool líquido e a mesma quantidade de sal. Em seguida, espalhe as latinhas ou garrafas de bebidas pela mistura. Agora é só esperar a magia acontecer!

Pano de prato ou papel toalha molhado
Envolva a garrafa num pano de prato ou em várias camadas de papel toalha, molhe em seguida deixando o pano ou o papel bem molhados e a garrafa bem envolvida neles. Coloque no freezer. Em 15 minutinhos ela estará no ponto!

Água, gelo e sal
Para isso, encha um recipiente suficientemente grande (isopor, cooler, caixa térmica, etc) com água e cubos de gelo na mesma proporção, e a seguir, acrescente o sal. Essa dica serve tanto para manter as bebidas geladas, como para gelar as bebidas que estão em temperatura ambiente.

Mas nunca guarde no congelador ou freezer. É perigoso: as garrafas (PET e de vidro) tendem a expandir por causa do gás da bebida. Ao retirar, com o choque térmico da temperatura ambiente, a embalagem pode até romper!

Assumindo que você queira congelar o refrigerante em uma geladeira tradicional, pode levar pelo menos 15 minutos.

O fato é que: água quente congela mais rápido que água fria. A água quente é mais propícia a ser supercongelada, porque ela vai se solidificando por inteiro, ficando totalmente em uma forma pastosa antes de congelar.

QUAL O TEMPO IDEAL PARA GELAR AS BEBIDAS? Para bebidas em garrafas, 4 horas antes de começar o evento, coloque as bebidas para gelar. Para bebidas em lata, 2 horas antes de começar o evento.

A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor.

Papel toalha molhado
Essa é uma técnica conhecida e muito utilizada para gelar cerveja rápido. Pegue um rolo de papel toalha, deixe-os bem umedecidos e cubra toda a superfície das cervejas que vai gelar. Em seguida, leve-as para o freezer e espere cerca de cinco minutos.

A temperatura ideal para refrigerantes é de 3°C. Dessa forma, não é necessário utilizar gelo e correr o risco de deixar a bebida aguada. Temperaturas abaixo da citada podem congelar o refrigerante, fazendo com que ele perca as propriedades originais ao ser descongelado.

Como gelar? Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

Sempre guardar as garrafas de refrigerante já abertas na geladeira com um truque simples: guardar deitada ou até de ponta cabeça (com a tampa para baixo). Com a tampa bem fechada, claro, se não quiser perder tempo limpando o interior da geladeira de refrigerante que vazou.

Quando a garrafa é agitada, parte do dióxido de carbono se dispersa, entra em baixa solubilidade e forma bolhas. Por isso, na abertura, quando a pressão interna diminui, a liberação desse gás é feita de forma rápida e intensa, fazendo com que o nível do refrigerante suba e transborde.