Como gaúcho fala tchê?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”

Tchê é uma expressão coloquial utilizada pelos povos gaúchos, em especial do Rio Grande do Sul, além dos países vizinhos, como Uruguai e Argentina. Tchê é uma expressão de saudação e exclamação, usada para se referir a alguém e tem o mesmo sentido de “cara”, “companheiro”, “moço”, “amigo” e outros sinônimos.

Origem gaúcha na época da influência francesa. Vem da pronúncia TRE (TRÈS), que significa muito em francês, que evoluiu foneticamente para TRI. 2. Curioso que existe o TRO (demasiado) porém não vingou.

“Bah”, “tchê”, “mate”, “barbaridade” e “guri” são palavras que (quase) todo mundo conhece e até usam no dia a dia.

O sotaque do gaúcho sofre forte influência do espanhol falado pelos vizinhos Platenses e das colonizações alemã e italiana, muito expressivas naquele estado. A principal característica do gauchês, que o distingue do português falado no restante do Brasil, é o uso do tu como pronome, ao invés de você.

marmitina | Porto Alegre RS.

Campo, lugares onde tem muita grama, capim, pasto etc.

Trago se refere à bebida, geralmente alcoólica.

O jogador, cujo nome é Danilo das Neves Pinheiro, explicou a origem do apelido. “Aquela coisa de criança... Eu recebi o apelido quando tinha 14 anos. Um grande amigo me deu esse apelido porque era o de alguém parecido comigo no bairro dele.

[Reg. Rio Grande do Sul] Interjeição de espanto.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.

O sotaque do gaúcho sofre forte influência do espanhol falado pelos vizinhos Platenses e das colonizações alemã e italiana, muito expressivas naquele estado. A principal característica do gauchês, que o distingue do português falado no restante do Brasil, é o uso do tu como pronome, ao invés de você.

Logo, tudo que era muito bom (ou muito ruim, ou muito qualquer coisa), era três vezes bom, então era “tri.” Porém, o que decorreu disso foi que o porto-alegrense pegou gosto pelo tal do “tri” e eventualmente começou a dispensar o adjetivo que vinha depois, quando se tratava de coisa boa.

[Calão] Malandro; vadio; galdério. 2. Folgança, pândega.

Esse é o caso da expressão "dar uns amassos" ou "dar uns pegas"... ou seja, o ato de beijar abraçando e beijando um outro alguém.

Neste contexto, inserem-se os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), característicos da região Sul do Brasil. Eles são espaços que mostram as manifestações culturais dos gaúchos e folclore como foi codificada e registrada por folcloristas.

Sim, a linguiça! O salsichão, como é conhecido na região mais ao Sul do Brasil, é uma mão na roda para os bons churrasqueiros. E é também a salvação para os assadores não tão bons assim. Além disso, pode ser servido antes, como aperitivo, enquanto a turma espera o restante da churrascada.