Como ganhar massa muscular e não ganhar barriga?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Para isso, é necessário praticar exercícios físicos que provoquem um grande esforço e desgaste do músculo, como a musculação e o crossfit, além de ter uma alimentação rica proteínas, como carnes e ovos, e evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar.

Alimentos ricos em proteínas, cereais integrais e legumes, vegetais, frutas, gorduras de boa qualidade e carboidratos, de preferência os complexos como a famosa batata doce. Nessa lista você também pode incluir o consumo de chás termogênicos, como chá-verde, chá branco, gengibre e canela.

Portanto, saiba que é comum isso acontecer e que provavelmente não vai prejudicar em nada, a longo prazo, a perda de peso. Se você percebeu aumento de peso pouco depois de começar a malhar, provavelmente é porque você está ganhando músculos.

7 alimentos que estufam a barriga

  1. Feijões e lentilha. O feijão e a lentilha são leguminosas ricas em proteínas, carboidratos, fibras, além de várias vitaminas e minerais. ...
  2. Bebidas com gás. ...
  3. Trigo. ...
  4. Vegetais crucíferos. ...
  5. Cebola. ...
  6. Leite e derivados. ...
  7. Maçã

Mas o que talvez você não saiba é que, quando você procura isso, você está se referindo à recomposição corporal, ou seja, mudar a proporção de gordura e músculo no corpo ao mesmo tempo. Quando você tem um sobrepeso muito grande, o foco deve ser primeiro perder a gordura para depois focar nos músculos.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

Veja 6 ideias de alimentos para ganhar massa muscular

  • Tapioca recheada com queijo branco;
  • Crepioca com recheio de frango desfiado e requeijão;
  • Pão integral com ovos mexidos;
  • Frutas com aveia;
  • Panqueca proteica (com suplemento) com pasta de amendoim;
  • Mingau com suplemento.

Hipertrofia

  • Banana, aveia e pasta de amendoim.
  • Batata doce com frango.
  • Ovos mexidos com batata doce amassada.
  • Whey protein com leite e abacate.
  • Whey protein com leite, aveia e pasta.

Transformar gordura em massa magra é possível? A resposta direta é uma só: não, isso não é possível! Quando falamos de gordura, nos referimos a camada de lipídios que se acumula por baixo da pele, ao redor dos músculos.

Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga. E essa é uma luta tanto de homens quanto de mulheres, que costumam sofrer mais após a menopausa, em decorrência da baixa produção hormonal.

Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta, esse excesso é armazenado na forma de gordura. A região onde esse depósito se localiza, por sua vez, é determinada por fatores genéticos, levando a gordura a se acumular nas áreas mais flácidas.

A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.

Fazer exercícios físicos diariamente é uma das formas que podem auxiliar na perda de gordura abdominal. Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Chá de Camomila
Consumir o chá antes de dormir, fará que você tenha mais qualidade no sono, o que também o fará emagrecer. Como fazer: Coloque uma colher de chá de camomila seca em uma xícara. Acrescente água quente e deixe descansar por alguns minutos. Beba uma xícara antes das principais refeições e antes de dormir.

Alimentos primordiais no dia a dia

  • Peixes. Ricos em ômega 3, os peixes ajudam a desinflamar as células de gordura. ...
  • Chá-verde e chá de hibisco. ...
  • Termogênicos. ...
  • Gengibre. ...
  • Pimentas. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Probióticos. ...
  • Óleos funcionais.

Regiões como braços, barriga, glúteos e pernas são as mais propensas ao acúmulo. Consequentemente, as pessoas têm uma maior dificuldade em eliminar tal gordura. Sendo assim, é preciso buscar meios que previnam o problema e trabalhem na eficácia desse objetivo.

Você já deve ter ouvido dizer que a gordura localizada no abdômen é a mais difícil de perder, não é mesmo? Existem diversos fatores que influenciam no acúmulo e na perda da gordura abdominal, entre eles a alimentação e a prática de exercícios físicos.