Como funcionam os pulverizadores?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Como funciona um pulverizador? O sistema de pulverização na maioria dos equipamentos, funciona de maneira simples: o produto escolhido é submetido a grandes pressões e, quando se ativa o gatilho, ele passa em alta velocidade por um duto e se mistura com o ar.

Possui dois orifícios por onde o ar passa. O primeiro, chamado de pré-orifício, mede a vazão e o segundo conhecido como o de saída, forma o padrão da pulverização. Este bico permite a redução da deriva que é o fenômeno de transporte das partículas do defensivo, pelo vento, para áreas não alvo.

Pulverizar significa distribuir uma substância líquida em pequenas partículas. Em agricultura, a pulverização geralmente é utilizada para distribuir produtos agroquímicos, nutrientes ou fertilizantes de uma maneira geral.

A velocidade de 8 km. h-1 apresentou-se como o melhor resultado, concluindo que esta velocidade poderá ser a melhor a ser indicada para os produtores para aumentar a eficiência de aplicação de produtos fitossanitários e aumentar o controle de pragas e doenças no cafeeiro.

Basicamente os dois são a mesma coisa, tá? A única diferença entre o borrifador e o pulverizador, tá na força do gatilho que dispara o líquido e na distância que o ele atinge. Por exemplo, o esguicho no pulverizador é mais forte, por isso, você consegue espalhar melhor o inseticida ou fertilizante.

O pulverizador apresenta tampa de partida independente, filtro de ar e suportes costais almofadados. O equipamento é ideal para controle de pragas, doenças e ervas invasoras, bem como adubação e desinfecção de instalações onde se criam animais.

Filtros

  • Elementos Filtrantes.
  • Filtros de Bico.
  • Filtros de Linha.
  • Filtros de Sucção.

Vamos começar pelos tipos de bicos pulverizadores?

  • Bico tipo leque: para aplicação de herbicidas. ...
  • Bico de Impacto: para herbicidas, fungicidas e inseticidas. ...
  • Bico Cone vazio: para área com grande massa foliar. ...
  • Bico Cone Cheio: para área com grande massa foliar. ...
  • Bico com injeção de ar: ideal para plantas eretas.

Em resumo é um produto multifuncional. Pode ser usado para a facilitar a irregação das plantas e obter maior absorção das substâncias aplicadas, na mesma medida e nos locais necessários. Da mesma forma em variados usos para pulverizar soluções nas diversas superfícies.

A eficiência do tanque abastecedor de pulverizador é reconhecida por quem se beneficia da estrutura, contribuindo em algumas etapas da atividade agrícola. Com esse equipamento, é possível realizar a mistura de calda e água, transportando líquidos para o abastecimento.

Os maiores riscos de intoxicação estão relacionados ao contato do produto ou da calda com a pele. A via mais rápida de absorção é pelos pulmões; daí, a inalação constituir-se em grande fator de risco. Assim, os trabalhadores que aplicam rotineiramente agrotóxicos devem se submeter periodicamente a exames médicos.

O produtor tem um desafio enorme nas lavouras: a rápida velocidade de desenvolvimento, adaptação e resistência de pragas, doenças e plantas daninhas. Soluções que antes auxiliavam na produção, hoje não funcionam mais. Além disso, erros na aplicação também podem fazer os defensivos agrícolas perderem a sua eficácia.

Pulverizar, neste sentido , é equivalente a atomizar. Os ambientadores, os insecticidas e os óleos que se apresentam neste formato, por conseguinte, pulverizam-se: pode-se pressionar/premir um botão para que a substância contida no interior da embalagem seja expulsa em pequenas gotas.

Quantidade média de água gasta na pulverização de 100m² = 3 l. Para este cálculo, divide-se a quantidade de água gasta por hectare (300 l) pela capacidade do tanque do pulverizador (20 l). Verifique na receita ou bula do produto a dosagem recomendada. Exemplo: 3 l do produto por hectare (ha) = 3.000 ml por hectare.

Exemplo: Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha: Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

Como escolher o pulverizador agrícola ideal para a aplicação de inseticidas em sua plantação

  1. Conheça os tipos de pulverizadores agrícolas.
  2. Avalie a capacidade de cada pulverizador.
  3. Considere o tamanho da sua plantação.
  4. Analise a viabilidade econômica do equipamento.

A pulverização ideal deve ocorrer em forma de neblina, para que não formem gotas sobre as folhas. Algumas plantas, tem pequenos pelos, e faz com que as gotas bloqueiem a penetração do liquido adequadamente.

Em média, a vida útil de um pulverizador autopropelido varia de cinco a oito anos de uso ou de 4 a 7 mil horas de trabalho, dependendo de algumas variáveis como marca, condições de trabalho, manutenção preventiva, entre outras.

pulverizador autopropelido

O pulverizador autopropelido é o mais utilizado nas propriedades, e apresenta o sistema de barra e um sistema motriz individual, não dependendo da força motriz do trator. Esse método pode alcançar maiores áreas e rendimentos.