Como funcionam as marchas de uma biz?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A Biz 125 se diferencia das scooters, porque tem câmbio rotativo de quatro velocidades e embreagem semiautomática, ou seja, não há manete, mas é preciso pisar no pedal para trocar de marcha. Seu motor também é bicombustível, podendo ser abastecido com gasolina ou etanol.

Honda Biz 125 2023: motor e detalhes
Ele é flex e entrega até 9,2 cv de potência e 1,04 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio tem 4 marchas e a embreagem tem acionamento automático.

Por volta de 3.000 giros costuma ser um bom momento para a troca. Conforme se aproxima de 4.000 giros, já representa esticar demais a marcha. Mas vale lembrar que isso muda de veículo para veículo e tem a ver, inclusive, com a potência do seu motor.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

desde que você alcança a velocidade ideal para a segunda marcha não tem problema você pular por exemplo da quarta.

No caso de carros com câmbio manual, o certo é pisar no pedal até o fim de seu curso para mudar a marcha. O engate brusco pode causar avarias, pois o movimento é capaz de quebrar os dentes das engrenagens do câmbio.

Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal. Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

A Biz 125 se diferencia das scooters, porque tem câmbio rotativo de quatro velocidades e embreagem semiautomática, ou seja, não há manete, mas é preciso pisar no pedal para trocar de marcha. Seu motor também é bicombustível, podendo ser abastecido com gasolina ou etanol.

A Honda Biz 110i é a líder da categoria, ou seja, a mais vendida entre as motos mais baratas no modelo scooter.

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice.

Trocar a marcha na hora errada traz muitos riscos para o motor da motocicleta, seja em rotação alta (quando se “estica” demais a marcha) quanto em rotações baixas (quando avança a marcha antes do que é necessário). Em ambos os casos, isso pode acontecer por conta dos vícios de direção ou pela inexperiência do piloto.

Passe a moto para a segunda marcha quando você chegar perto da ladeira. Depois de subir um pouco, passe para a terceira. Assim que o motor perder parte da força, volte à segunda marcha para conservar o seu ímpeto. Nunca coloque a moto na primeira marcha!

a moto ela vai ficar sem força para sair. né e ela não vai ter força aquela força suficiente e você vai forçar as engrenagens do motor você jamais deve sair de segunda marcha quando tiver parado na segunda marcha é só para você passar quando você tiver andando com a moto em.

Descer ladeiras em ponto morto faz com que o veículo perca o freio-motor e ganhe mais velocidade ao descer, o que pode dificultar a reação do condutor se houver a necessidade de uma freada brusca, ou se precisar desviar de algum obstáculo, visto que, ao descer com o carro engatado, ele desce em segurança e com uma ...